Magento 2: 2 dicas para acelerar seu ambiente de desenvolvimento

A maioria dos desenvolvedores experientes se assusta com performance do Magento 2 no ambiente local de desenvolvimento. Como mostrado aqui no Magenteiro anteriormente, o Magento 2 com XDebug em um ambiente local é terrivelmente mais lento que um ambiente com Magento 1, mesmo que com a metade de memória Ram. E como prometido, hoje vou Continuar lendo…

Como adicionar JS externo no Magento 2

Adicionar um JavaScript externo, ou seja, vindo de um outro site é uma tarefa bem simples no Magento 2. Como você já deve saber, tanto o Magento 1 como o Magento 2 utiliza arquivos de layout (xml) para montar suas páginas. Alterações, remoções ou adições de instruções xml podem ser adicionadas via template ou via Continuar lendo…

Passando valores para blocos via Layout XML

No Magento 1 falamos exaustivamente sobre Layout XML aqui no Magenteiro. Tivemos até Master Class sobre o assunto. No Magento 2 eles continuam aí, a todo vapor, nos dando toda liberdade para brincar e modificar páginas e temas com extrema flexibilidade. Tanto no Magento 1 como no Magento 2, variáveis passadas dentro do elemento $_data Continuar lendo…

Como aumentar o número sequencial de pedidos no Magento 1 e 2

Quem desenvolve para Magento um dia precisará alterar o número sequencial de pedidos e invoice no Magento. Além de ser uma questão de necessidade, é também uma boa prática quando se lida com vários ambientes, pois evitará problemas com eventuais integrações que contam com estes números. Como alterar no Magento 1 No Magento 1 os Continuar lendo…

Trabalhando com Eventos e Observers no Magento 1

Sempre que precisamos modificar uma funcionalidade existente no Magento, ou realizar uma integração, a primeira coisa que devemos fazer é buscar os eventos que cercam aquela entidade ou recurso que queremos mexer. Evite sobrescrever Ao invés de sair sobrescrevendo classes e módulos nativos do core do Magento, o uso de events e observers é uma Continuar lendo…

Como criar um módulo para Magento 1

Este artigo servirá como base para outros artigos relacionados a desenvolvimento para Magento 1 aqui do Magenteiro. Neste artigo veremos como criar a estrutura básica de para Magento 1. Veja também: como criar um módulo para Magento 2. Estrutura de um módulo Magento 1 Para um módulo ser reconhecido pelo Magento em Sistema > Configurações Continuar lendo…

Eleito o Melhor Curso Online (de Magento) 2018

Há 2 semanas tive o prazer de receber um comunicado dizendo que um dos meus cursos Magento ficou entre os 20 melhores cursos online de e-commerce de 2018 na avaliação de especialistas. A Online Courses Review, que desde 2014 avalia e reúne os melhores e mais acessíveis cursos online, escolheu o curso “Torne-se um desenvolvedor Continuar lendo…

Instalando o Magento 2: rápido e fácil

Instalar o Magento 2 pode ser algo bem confuso para quem está acostumado a baixar softwares open source php, pois ele possuí várias formas de ser instalado. Você pode fazer download da versão do github, baixar o pacote compactado, baixar um wizard de instalação, usar scripts de instalação oferecidos pela empresa de hospedagem, ou via Continuar lendo…

4 cuidados antes de instalar um módulo ou tema

Como saber se um módulo ou tema é “bom” antes de instalá-lo? Nós desenvolvedores sempre buscamos a melhores práticas e a forma mais eficiente para criar nossas classes, módulos, temas e soluções em geral. No mundo Magento isso não é diferente. Seguir as boas práticas de desenvolvimento de módulos pode evitar grandes dores de cabeça Continuar lendo…

Magento 2: o deslize dos blocos

Um dos recursos mais legais do Magento 2 é provavelmente o Full Page Cache nativo, algo que só existia na versão Enterprise (paga) do Magento 1. No entanto, um simples deslize na declaração dos blocos pode fazer com que uma página inteira não seja mais cacheada pelo full page cache. Neste vídeo eu mostro na Continuar lendo…