Cursos Magento

Começando com Magento

Artigo atualizado em 2021~2022.

Qual versão do Magento devo escolher? Magento 1 ou 2?

O Magento 1.x não recebe mais atualizações com novos recursos nem correções de segurança. Ele foi descontinuado pela Magento em Julho de 2020.

No entanto, ele é mais fácil de desenvolver temas e componentes e mais leve. Consequentemente, o custo de hospedagem é bem menor quando comparado com seu sucessor. Também é mais fácil de se encontrar um bom desenvolvedor Magento 1.x no mercado com menor valor.

Em contrapartida, o Magento 2.x traz atualizações de segurança e está sempre andando junto com a evolução da linguagem (PHP). Ou seja, novas versões sempre trazem suporte à versões mais recentes do PHP, correções de bugs e segurança, e frequentemente novos recursos são adicionados.

A versão 2 do Magento é mais complexa de se aprender, e envolve diversas tecnologias. Encontrar uma boa hospedagem e bons profissionais também é algo que tende a custar mais.

Magento 1: quando usar?

Apesar do Magento 1 não ter mais atualizações oficiais, não podemos negar que há boas alternativas para contornar o problema. Entre elas o uso do OpenMage, uma versão open source que promete manter a evolução do Magento 1.x por mais alguns anos.

Se você é um lojista ou empresário com pouco conhecimento técnico, ou tem pouco tempo para desenvolver e precisa de uma plataforma estável com muitos módulos e temas disponíveis, o Magento 1 pode ser uma boa opção.

Além disso, o Magento 1 é mais leve e pode rodar em servidores com menos recursos (mais barato).

Mas não se anime tanto, pois no longo prazo você precisará migrar para Magento 2 e a migração nem sempre é fácil. Módulos e temas não são compatíveis entre as versões, e eventualmente o trabalho de migração será como criar uma loja nova.

Aprendendo Magento 1:

Veja os cursos de Magento 1.x disponíveis aqui no Magenteiro.

E o Magento 2?

Se você é um desenvolvedor mais experiente, ou tem um pouco mais de tempo para investir no seu projeto, o Magento 2 é o ideal.

O Magento 2 conta com várias melhorias de performance, novas tecnologias e recursos. Muitos recursos que antes só eram possíveis através de módulos de terceiros, hoje são nativos.

No Magento 2 você conta com autenticação dois fatores, múltiplas fontes de inventário, APIs mais potentes (SOAP, REST e GraphQL), e uma série de novos recursos e correções que são lançados a cada trimestre.

O Magento 2 tem mudado rapidamente e adotado tecnologias de ponta que são fundamentais para quem pensa no longo prazo e quer liderar seu segmento.

A documentação também está bem melhor do que a disponível para seu antecessor.

No entanto, bugs em recursos nativos, baixa maturidade de módulos de terceiros, e nível de conhecimento dos desenvolvedores são alguns fatores que podem atrasar um pouco seu projeto. Ainda que isso esteja evoluindo no médio e longo prazo.

O custo de desenvolvimento ainda é mais alto que de seu antecessor, pois muitos desenvolvedores ainda não se capacitaram para trabalhar na nova plataforma, que é mais complexa e requer mais tempo para se familiarizar.

De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde, você terá que migrar sua loja. Talvez seja melhor já começar com ele, não é mesmo?

Cursos de Magento 2 disponíveis:

  • Magento 2: O Curso – aprenda a instalar, conheça a estrutura de pastas, e aprenda a criar módulos e realizar customizações no novo Magento. Um curso focado para desenvolvedores, traz uma série de dicas e ferramentas de desenvolvimento. Além disso, ainda veremos como instalar e configurar um servidor rodando o Magento 2 (Digital Ocean) (saiba mais).
  • Magento 2 Admin – para quem quer conhecer o admin do Magento 2, aprender a gerenciar e administrar uma loja e explorar os principais recursos com inteligência sem desperdício. Ideal se você quer apenas conhecer a plataforma e o que é possível fazer com ela.
  • Magento 2 APIs – mini curso com mais de 650 exemplos de integrações usando a API Rest do Magento 2. Ideal para quem quer fazer integrações com Magento 2.
  • JavaScript e RequireJs – aprenda a mexer e customizar componentes do Magento 2. Curso com Vinai Kopp, membro da Magento. Traduzido para o português com exclusividade no Magenteiro.
  • Instalando e Configurando uma loja Magento 2 para o Brasil – curso gratuito sobre como instalar e configurar uma loja Magento 2 na nuvem sem ter conhecimento técnico.

Por onde começar?

Se você está pensando em construir uma loja Magento para vender seus produtos ou serviços, existe muito material disponível por aí, e por aqui inclusive.

Se você quer um jeito simples de começar com Magento 2, conheça o curso Instalando e Configurando uma loja Magento 2 para o Brasil. É grátis (por tempo limitado).

Se prefere Magento 1 e quer algo mais dinâmico, direto ao ponto, que (quase) pegue na sua mão e ajude-o a montar sua loja passo a passo, o ideal então é o curso Magento para lojistas e Empreendedores (descontinuado), que oferece vídeos passo a passo desde o download e instalação de sua loja Magento, até o registro do domínio .com.br e publicação dos arquivos em produção (Magento 1).

A versão atualizada deste curso é o Curso de Administração de lojas Magento 2.

Agora se a intenção é mergulhar no Magento 2, ver como criar módulos, componentes, configurar um servidor com Magento 2, então o Magento 2: O Curso é com certeza o seu curso.

Por fim, se você já tem uma loja e quer explorar as APIs do Magento para fazer uma integração, ou estender suas funcionalidades em um site externo, o curso de APIs é a sua praia. Lá você encontra mais de 650 exemplos de chamadas de API e um bom tutorial.

Aproveite e use o cupom MAGENTEIROOBLOG para obter um desconto especial em todos os cursos.

Ainda tem dúvidas?

Você pode entrar em contato, ou conferir as 17 perguntas mais comuns aqui no Magenteiro.