Cursos Magento

11 Comandos do terminal que todo lojista deveria conhecer

,

Atualizado em 01 de março de 2022

O Magento 2 de certa forma fez com que todos aqueles que antes tinham medo do terminal, aprendessem a usá-lo. Se você é um(a) desenvolvedor(a) com alguma experiência, ele já fazia parte do seu dia a dia em várias tarefas, e apenas passou a ser mais usado ainda quando está mexendo com Magento.

No artigo de hoje trago um resumo dos principais comandos que todo lojista ou administrador de lojas Magento deveria conhecer. Alguns são focados em Magento, e outros são genéricos em ambientes Linux.

Muitos destes, inclusive já foram mostrados no meu curso Como administrar e gerenciar uma loja Magento. Vamos lá?

sudo -iu outro-usuario

Considerando que você instalou seu Magento corretamente, ele certamente não foi instalado sob o usuário root do servidor. Sendo assim, você não vai querer rodar bin/magento com este usuário. A primeira coisa que costumo fazer ao me logar em um servidor é trocar o usuário por outro que esteja no mesmo grupo de permissão que o Magento foi instalado.

E isso é feito com o comando sudo -iu. Por exemplo: sudo -iu magenteiro.

Desta forma evitamos que alguma alteração feita por nós ou quando executarmos bin/magento altere as permissões de arquivos do Magento causando problemas.

bin/magento maintenance:enable

Embora seja ideal que nossa loja nunca fique fora do ar, mesmo em momentos de deploy, é possível que em algum momento isso seja necessário.

O comando maintenance:enable ainda nos permite liberar o acesso à loja apenas para determinados IP’s. Lembre-se de personalizar a página de manutenção da sua loja, caso ela já esteja recebendo compradores.

É bom conhecê-lo, pois nem sempre sabemos quando vamos precisar.

bin/magento deploy:mode:show

É sempre importante conferir e ter certeza que nossa loja está rodando em modo “production“, especialmente se ela estiver de fato em produção. Este comando mostrará o modo atual que o magento está rodando.

Também abordo o assunto nos cursos de administração e de desenvolvimento de módulos. Embora seja algo básico, nem todo lojista conhece os modos de deploy do Magento 2.

crontab -l

O comando crontab -l mostrará as tarefas agendadas configurada para o usuário atual. O disparo de e-mails e dezenas de outras tarefas do Magento e de módulos de terceiros depende deste recurso configurado corretamente.

Por isso é importante garantir que o cron do seu Magento está configurado corretamente e é exibido na saída da execução deste comando.

Lembre-se que assim como o Magento, a execução do cron não deve ser feita com usuário root.

grep

Útil para encontrar qualquer pedaço de texto dentro de um ou mais arquivos. A combinação mais usada é com os parâmetros -iR, que faz com que a busca ignore maiúsculas e minúsculas (-i), e faz recursivamente (-R) nas pastas. Ex: grep -iR "o-que-quer-buscar" /pasta/magento

find

Usado para buscar um ou mais arquivos e pastas com base nos parâmetros informados. O mais comum é usá-lo para buscar arquivos com determinado nome. Faz-se: find . -iname "nomedoarquivo"

No exemplo acima estamos buscando “nomedoarquivo”, no diretório atual (.) recursivamente, e ignorando maiúsculas e minúsculas.

cat, tail e head

Os 3 comandos são usados para ver o conteúdo de um ou mais arquivos.

Enquanto o cat exibirá o conteúdo inteiro do arquivo no terminal, head e tail mostrarão apenas o começo e o final do arquivo respectivamente.

Ex: head app/etc/local.xml

O tail é meu favorito para escutar arquivos de log, pois ele pode exibir qualquer alteração em um ou mais arquivos de uma só vez.

Ex: tail -f var/log/*.log

n98-magerun2

Esta é uma ferramenta praticamente indispensável e simples de ser instalada (com 2 comandos):

wget https://files.magerun.net/n98-magerun2.phar
chmod +x ./n98-magerun2.phar

Uma vez instalado, o n98-magerun2 nos traz uma série de comandos extra e que pode ser executado a partir da raiz de qualquer loja Magento. Veja alguns deles:

n98-magerun admin:change-password

Troca senha de um usuário admin. Basta passar o nome do usuário como parâmetro e depois informar a nova senha.

Você também pode criar novos usuários, apagar, listar, etc.

n98-magerun db:dump arquivo.sql

Permite exportar ou fazer um backup do seu banco de dados. Este comando possuí diversas opções adicionais, inclusive para ocultar os dados sensíveis. Muito útil caso precise enviar a base para alguém que esteja fazendo um trabalho pontual para sua loja.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/11-comandos-do-terminal/"]