Cursos Magento

Tudo sobre as 6 Certificações Magento. Veja por onde começar.

, ,

Publicado em 13 de maio de 2022

Ter uma certificação Magento pode ajudar você como desenvolvedor ou administrador de lojas Magento. Ao longo deste artigo você verá tudo que precisa saber sobre custos e tipos das certificações disponíveis. Também verá onde e como se preparar para cada uma delas.

Custos, Duração e Idioma dos Testes

Todos os exames da Adobe/Magento são em Inglês e tem duração de 120 minutos.

O custo de cada exame é de 225 dólares americanos (em torno de R$1.200,00).

Todas as certificações são com base em um teste de múltipla escolha, e possuem margens de acerto diferentes.

Quase todos os exames podem ser realizados num centro autorizado ou de forma online. A única exceção é o Adobe Commerce Developer Professional Certification. Ele só pode ser feito online.

Teste online. Como funciona?

Todas as certificações da Magento podem ser tiradas no conforto da sua casa ou escritório. No entanto, é necessário que você tenha uma webcam externa que atenda certas exigências de ângulo e enquadramento.

O exame é monitorado à distância pela empresa que aplica o teste. Eles podem eventualmente pausar seu exame e entrar em contato em caso de suspeita de fraude. Sua certificação pode inclusive ser cancelada caso seja constatado fraude mesmo após seu exame.

Obviamente, durante o teste não é permitido uso de celulares ou outras formas de consulta. O ideal é que sua mesa esteja limpa, e somente seu computador esteja presente. A gravação do exame da mesma forma não é permitido. Você deve instalar um software de auditoria e bloqueio fornecido pela empresa que aplica os testes. Veja um exemplo da configuração do ambiente do teste que realizei em casa em Março de 2019.

Ambiente de teste e posicionamento da câmera no dia do meu exame para certificação Magento.

Quais certificações Magento existem hoje?

As certificações Magento agora são chamadas de certificação Adobe Commerce. E elas fazem parte do catálogo de certificações da Adobe junto com todos os outros produtos da companhia.

Hoje existem 6 certificações Adobe Commerce disponíveis. Isto é, excluindo aquelas que foram descontinuadas até Março de 2022.

Veja abaixo a lista das certificações disponíveis e alguns de seus detalhes.

Adobe Commerce Business Practitioner Expert Certification (AD0-E708)

Testa conhecimentos da área administrativa, recursos da plataforma, integrações, leis de privacidade da Europa e Estados Unidos. Não requer alto conhecimento técnico de programação. Ideal para gerentes e profissionais de negócios.

Esta certificação também foi conhecida como Magento 2 Solution Specialist. Apenas o nome e duração foram alterados.

Margem: 30/50 (acerte 30 das 50 perguntas)

Curso recomendado: Magento 2: Como usar, gerenciar e administrar uma loja Magento

Links: Site oficial | Guia de estudos


Adobe Commerce Developer Professional Certification (AD0-E711)

Testa conhecimentos de desenvolvimento e arquitetura de módulos, EAV, ACL, Layout, etc. É esperado que o candidato tenha de 3 a 6 meses de experiência com a versão paga da plataforma.

Esta certificação também foi conhecida como Magento 2 Solution Specialist. Apenas o nome e duração foram alterados.

Margem: 39/60 (acerte 39 das 60 perguntas)

Curso recomendado: Magento 2: O Curso

Links: Site oficial | Guia de estudos


Adobe Commerce Front-End Developer Expert Certification (AD0-E710)

Foi desenvolvido para testar suas habilidades sobre componentes de um tema e na customização da interface de usuário. É esperado que você tenha 18 meses ou mais de experiência com desenvolvimento Front End para Magento 2.

Margem: 33/50 (acerte 33 das 50 perguntas)

Links: Site oficial | Guia de estudos


Adobe Commerce Developer Expert Certification (AD0-E709)

Testará suas habilidades na customização de interface de usuário, banco de dados, personalização de checkout, gerenciamento de integrações, estrutura de catálogo e mudanças de funcionalidade. É esperado que você tenha ao menos 18 meses de experiência customizando diferentes áreas da plataforma.

Margem: 30/50 (acerte 30 das 50 perguntas)

Curso recomendado: Magento 2: O Curso

Links: Site oficial | Guia de estudos


Adobe Commerce Cloud Developer Expert Certification (AD0-E706)

Ideal para quem trabalha realizando customizações e desenvolvendo para a versão Cloud do Magento, isto é, o Adobe Commerce Cloud. Ter a certificação ADO-E709 acima é recomendado. É esperado que você tenha de 6 a 12 meses de experiência com Magento Cloud.

Margem: 38/60 (acerte 38 das 60 perguntas)

Links: Site oficial | Guia de estudos


Adobe Commerce Architect Master Certification (AD0-E704)

Criada para desenvolvedores e arquitetos experientes, com pelo menos 2 anos de experiência customizando diferentes áreas do Magento, liderando projetos, e tomadores de decisões técnicas.

Margem: 38/60 (acerte 38 das 60 perguntas)

Curso recomendado: Magento 2: O Curso

Links: Site oficial | Guia de estudos

Perguntas e dúvidas comuns sobre Certificações Adobe Commerce

Se eu falhar, posso tentar de novo?

Sim. Porém se você falhar logo em seguida, terá que esperar 14 dias para tentar novamente. E você tem que pagar por cada nova tentativa.

Como me preparo para os exames?

A melhor forma de se preparar é trabalhando e praticando os tópicos de cada exame no dia a dia. Os exames testam o tempo de experiência que você tem na plataforma.

Os cursos do Magenteiro são uma boa forma de encurtar o tempo de experiência e se preparar.

Há alguns anos também ouvi em um podcast com um dos criadores dos exames, onde ele dizia que tudo que está nos testes existe na documentação oficial.

Não falo Inglês. Posso fazer a prova?

Sim. Mas é importante que entenda o idioma bem o suficiente para ler as instruções do exame e entender as perguntas e alternativas. Em geral, se você entendeu a documentação em Inglês do Magento e tem facilidade na leitura do idioma, não deve ter problemas.

Pra que preciso da certificação?

A certificação não é obrigatória pra ninguém, mas é um diferencial no mercado de trabalho. Além disso, é uma boa forma de testar seus conhecimentos, se desafiar, e eventualmente melhorar a satisfação de seus clientes e atrair novos negócios.

A certificação tem uma validade?

Sim. Dois anos.

O que recebo quando passar na certificação?

Você recebe um certificado em PDF, um relatório de sua pontuação, e uma medalha digital pra usar nas redes sociais.

Minha certificação é pública?

Não, mas ela é automaticamente associada com o site Credly.com. Lá você pode compartilhar um URL público de seu perfil ou de uma de suas certificações.

O exame é aplicado pela Adobe?

Não. Desde Agosto de 2020 os testes são aplicados pela PSI ou Examinity. A PSI tem centros de teste espalhados ao redor do mundo, e você pode fazer a maioria dos testes perto de sua casa. Já os testes online, são oferecidos pela Examinity.

Onde administro minhas credenciais ou certificações?

Isso é feito no sistema de gerenciamento de credenciais da Adobe (Adobe’s credential management system), chamado Certmetrics. Você pode acessá-lo com sua conta Adobe.

Como agendo e pago pelo meu exame?

Você pode agendar e pagar direto no site da Certmetrics.

Como escolho se quero fazer o teste presencial ou em casa?

Ao agendar seu exame na certmetrics você terá as duas opções, conforme exemplo abaixo:

O teste presencial é feito em papel?

Não. Todos os testes são no computador. A diferença é que o centro de teste já está equipado com as câmeras, internet e tudo que você precisa. Geralmente é o próprio centro de teste que monitora e audita seu comportamento durante o teste.

Posso fazer anotações?

Em alguns centros de teste pode ser oferecido um papel e caneta, mas você não pode levá-los pra casa ao final do exame.

Onde posso fazer o teste presencialmente?

No Brasil exitem centros de teste em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília. Cada vez menos centros de testes presenciais estão disponíveis. Uma lista dos oferecidos pela PSI pode ser encontrada neste link. Basta selecionar “Brasil” no dropdown.

Quando sai o resultado?

Por padrão, o resultado é exibido imediatamente ao final do teste. Pass ou Fail são exibidos na tela. Alguns segundos de suspense ocorrem antes do resultado.

Como os cursos Magento ajudam na certificação

Nem todos os cursos do Magenteiro são focados na grade dos exames da certificação. No entanto, todos os cursos oferecidos fornecem ferramentas e orientação para o aluno e encurtam significativamente o tempo de aprendizado.

Mesmo sem este objetivo, muitos alunos reportam que cursos como o Magento 2: O Curso ou o Curso de administração de lojas foi essencial em seus estudos para obter a certificação.

Não deixe de assistir a entrevista com o Raphael sobre os Caminhos para Certificação Front End e a outra com a Ligia Salzano,  Tornando-se uma profissional Magento. Ambos são alunos, certificados Magento e trazem boas dicas sobre onde estudar e como se preparar para as certificações Adobe.

E aí? Pronto(a) para começar a estudar Magento e se certificar?

Confira a checklist:

Escolher uma das certificações Magento disponíveis

Começar um curso Magento relacionado à certificação escolhida

Ler o guia de estudos oficial da certificação escolhida pra ver se faltou estudar alguma coisa

Ler a documentação técnica ou de administração de lojas (dependendo da sua certificação)

Agendar uma data para o exame

Passar na prova e compartilhar a experiência nos comentários deste post e redes sociais

O artigo de hoje foi uma sugestão de Italo Alves, um dos vários alunos Magenteiro que moram em Portugal. Quer sugerir um artigo? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco. Aproveite para se inscrever nos nossos cursos, fazer parte da nossa comunidade de alunos e conversar com alunos certificados.

Links adicionais

Lista das certificações disponíveis no site da Magento

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/6-certificacoes-magento-adobe-commerce/"]