Cursos Magento

Como calcular o número de visitantes concorrentes

Atualizado em 01 de março de 2022

Saber qual o maior número de visitantes concorrentes nosso site tem é um dos fatores que devemos levar em consideração ao calcular os investimentos em hardware necessários para nossa operação.

Visitantes Concorrentes vs. Usuários Simultâneos

Usuários concorrentes não são a mesma coisa que usuários simultâneos.

Por exemplo: Podemos ter 3 usuários concorrentes acessando 3 páginas diferentes em nosso site. No entanto, consideramos usuários simultâneos aqueles que estão executando a mesma ação ao mesmo tempo.

Em outras palavras, quando temos 3 usuários clicando em um mesmo botão na página de login ao mesmo tempo, dizemos que são usuários simultâneos.


Para verificar se um site ou e-commerce suportará a quantidade de visitantes, nós fazemos o chamado “teste de carga”, também conhecido como “Loading test”. A ideia por trás deste teste é descobrir quantos visitantes nossa aplicação suportará simultaneamente antes de ‘quebrar’.

Mas como podemos “adivinhar” quantos usuários temos no horário de pico em nosso site?

A maioria das empresas utilizam o próprio Google Analytics para nos ajudar nessa tarefa.

Ao longo deste artigo mostraremos como calcular o número de visitantes concorrentes usando ele.

Coletando dados

Ferramentas como Google Analytics podem lhe trazer dados como número de usuários, número de sessões, visualizações de páginas, taxa de rejeição e muito mais.

Além disso, podemos determinar o período de tempo que queremos estes dados. E isso pode ser agrupado por hora, dia, semana, mês ou mesmo por um valor personalizado.

Média de Acessos vs. Pico de Acessos

Antes de encontrar o número de usuários concorrentes do site, você talvez queira descobrir qual o horário com maior acesso.

Isso lhe ajudará a estimar o pior cenário possível. Fazendo isso podemos prever o que aconteceria com uma aplicação caso um pico de acessos ainda maior que o estimado aconteça.

Se fizermos o cálculo levando em consideração apenas o número de acessos em um mês, teremos nossa média afetada negativamente. Afinal, nosso site não tem picos de acesso durante o dia inteiro, e na maior parte do tempo o número de acessos concorrentes é bem menor que no horário de pico.

Este número pode ser facilmente calculado exibindo o gráfico de visualizações de páginas por hora.

Calculando o número concorrente de usuários

Para calcular este número usamos a seguinte fórmula:

Usuários Concorrentes = Número de Usuários na hora de pico X Duração Média da Visita (em minutos) / 60

A duração média da visita também pode ser obtida na mesma página de Audiência > Visão Geral no seu Google Analytics.

Sendo assim, se nosso site tem um pico de 1000 usuários em uma hora, e cada visita durou em média 2 minutos, teremos:

UC = 1000 x 2 / 60

Resultando em uma média de 33 usuários concorrentes por minuto.

Conclusão

Embora a fórmula que vimos aqui seja a mais adotada pelo mercado para se calcular o número de usuários concorrentes, ela é apenas a ponta do iceberg no que diz respeito a calcular e estimar o quanto precisaremos investir em infraestrutura para suportar uma operação.

Em alguns casos, um número menor de acessos simultâneos a uma área específica do seu site ou e-commerce pode ser suficiente para derrubá-lo por completo, ou causar algum impacto na usabilidade dos usuários em outras áreas. E isso é praticamente impossível de ser medido com Google Analytics.

Em lojas Magento geralmente fazemos o teste de carga em áreas onde o cache é menos usado, como página de carrinho, área do usuário logado e finalização de pedido.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/calcular-numero-de-visitas-concorrentes/"]