Cursos Magento

Memorando de crédito, Reembolso Online e Offline? Entenda como funciona e suas diferenças.

, ,

Publicado em 30 de setembro de 2020

Quando algo dá errado em um dos pedidos em nossa loja, pode ser necessário ressarcir nosso cliente reembolsando o valor pago.

O Magento oferece diferentes formas de se fazer isso e alguns conceitos são importantes de serem entendidos antes de criar o seu primeiro reembolso.

Reembolso Online

O reembolso online é aquele onde uma comunicação de reembolso é realizada com o meio de pagamento (PagSeguro, PayPal, Cielo, etc) usado pelo cliente que realizou a compra.

Nesses cenários o valor da compra é devolvido ao cliente geralmente usando o mesmo meio de pagamento usado no processo de compra. Ou seja, se o pedido foi feito usando cartão de crédito, o valor tende a ser devolvido para o mesmo cartão usado na compra.

Peculiaridades

A forma como o reembolso online ocorre dependerá do meio de pagamento e do módulo de pagamento utilizado. O correto funcionamento deste tipo de reembolso também está diretamente ligado à esta integração.

Alguns meios de pagamento permitem que pagamentos feitos com Boleto bancário também sejam reembolsados. Nestes casos o meio de pagamento pode oferecer ao cliente que o valor seja devolvido em uma conta corrente especificado por ele, ou creditado em sua “carteira virtual” (quando disponível).

Por fim, o Magento permite que façamos reembolsos totais ou parciais de um pedido. Com isso, podemos especificar quantos itens serão reembolsados, se queremos reembolsar o valor do frete, ou mesmo cobrar alguma taxa de reembolso. No entanto, nem todos os serviços de pagamento permitem um reembolso parcial.

Pré-requisitos

Embora praticamente todos os gateways e facilitadores possuam recursos e APIs de reembolso, o módulo que faz esta integração também precisa suportar o reembolso.

Reembolso Offline

O reembolso offline como você deve imaginar é exatamente o oposto. Ou seja, nele não há comunicação com o gateway de pagamento.

Este modelo é ideal para os casos onde uma outra forma de reembolso foi acordada com o cliente. Por exemplo o depósito do valor em conta corrente, ou mesmo com um cupom de desconto ou criação de um novo pedido.

Pré-requisitos

O reembolso offline pode ser aplicado em faturas cujo valor é maior que zero, ou a qualquer pedido como um todo.

Criando um reembolso no Magento

Para criar um reembolso no Magento, abra um dos pedidos e clique em Faturas.

Em seguida, escolha qual fatura deseja reembolsar e clique em Visualizar. Somente nesta tela é que devemos clicar em “Memorando de Crédito” para acessar a tela de reembolso.

🏆 Saiba mais sobre reembolsos, fluxo de pedidos, status de pedidos e muitos outros recursos do Magento no meu Curso Administração de Lojas Magento 2.

Na tela de reembolso é possível especificar quantos produtos deseja reembolsar e se o Magento deve devolvê-los ao estoque.

reembolso parcial magento

Também é possível especificar o valor do frete a ser reembolsado e fazer reajustes. Somente valores positivos são permitidos nestes campos, nunca superando o valor total pago na fatura.

ajustes, reembolso de fretes, etc

Por fim podemos optar por enviar a cópia do reembolso junto com os comentários para o cliente e realizar um reembolso offline ou online, respectivamente.

botões de restituido off-line e reembolso online

Como comentei acima, o segundo botão só estará disponível caso o módulo de pagamento escolhido ofereça suporte a reembolso.

Erro comum ao criar reembolso no Magento

menu da tela de pedidos no Magento 2

Um erro bastante comum ao tentar realizar um reembolso online é clicar no link “Memorando de Crédito” localizado na página de pedido, ao invés do mesmo link localizado na página de Fatura.

Nestes casos, o Magento criará o reembolso offline. Ao clicar neste link, um popup de confirmação será exibido.

Alerta 'Será criado um reembolso off-line. Para criar um reembolso online, abra uma fatura e crie uma nota de crédito. Você deseja continuar?'

Ao confirmar você será levado para tela de reembolso porém o botão de reembolso online não será exibido. Somente o reembolso offline estará disponível.

Memorando de Crédito e Crédito em Loja

Memorando de crédito (ou Credit Memo) é tratado no Magento como um documento que mostra e armazena o total ($) devido à um cliente em decorrência de um estorno total ou parcial.

Os Memorandos de crédito podem ser visualizados em Vendas > Memorandos de Crédito.

Menu magento Memorandos de crédito

Embora a geração de um Memorando de Crédito faça parte do processo de reembolso no Magento, ele não gera um crédito para o cliente final.

O recurso de crédito em loja (Store Credit) é um recurso disponível apenas na versão Commerce (paga) do Magento, ou em módulos de terceiros. Ou seja, realizar uma compra usando créditos (ou memorando de crédito) não é algo nativo no Magento Open Source.

Suporte a reembolso no Magento

O recurso de reembolso online está disponível nos principais meios de pagamento que integram com Magento.

Veja abaixo como funciona o recurso para lojas Magento com PagSeguro.

No caso do PagSeguro o reembolso pode ser criado tanto dentro do Magento quando no próprio PagSeguro. A atualização ocorrerá nos dois sentidos.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/reembolso-e-creditmemo/"]