Cursos Magento

Recorrência de pagamentos com Magento – Como fazer

, ,

Publicado em 28 de julho de 2020

Há cerca de 2 meses comecei a estudar o sistema de recorrência nativo do Magento. Chamado de Perfil Recorrente, é um recurso que sempre esteve disponível no Magento 1.9. No entanto, aparentemente ninguém usava. E pra ajudar, o mesmo ainda foi removido nas primeiras versões do Magento 2.

Em outras palavras, a mensagem para aqueles que queriam construir um sistema de vendas recorrentes com Magento era “faça você mesmo, do seu jeito”.

Além da documentação ser praticamente inexistente, o único serviço de pagamento que possuía integração com este recurso era o PayPal. E aparentemente não funcionava com contas nacionais.

Depois de muitos testes e de estudar como o recurso foi implementado pelo PayPal, consegui disponibilizar o recurso tão pedido pelos usuários do meu módulo PagSeguro.

Venda recorrente com Magento 1.9 e PagSeguro

Agora é possível vender produtos recorrentes dentro do Magento com PagSeguro UOL.

À partir da versão 3.9 do módulo PagSeguro transparente, você pode integrar seu Magento 1.9 com o meio de pagamento mais confiável do país, e criar clubes de assinatura com facilidade. Tudo isso com recursos nativos do Magento através de produtos nominais e perfis recorrente (também conhecidos como Recurring Profiles).

O vídeo acima traz em detalhes tudo que você encontra aqui neste artigo. Mais ainda pode ser obtido na documentação oficial do módulo.

Perfil Recorrente no Magento: Como funciona

O recurso está disponível em produtos simples e virtuais e pode ser facilmente adaptado para outros tipos de produtos.

Ao realizar o cadastro de um produto, você pode optar por transformá-lo em um produto recorrente. Uma vez que esta opção está ativa, o Magento exibe os campos de informações sobre a recorrência para preenchermos.

Produtos nominais por sua vez são sempre comprados sozinhos. Ou seja, não é possível adicionar mais de um produto recorrente nem comprá-lo junto com outro produto.

A cobrança deve ser gerenciada pelo meio ou módulo de pagamento que suporte a recorrência dentro do Magento. Em outras palavras, o Magento não fará a cobrança do cliente no período informado. Isto caberá ao gateway de pagamento ou ao módulo de pagamento instalado.

⚠️ Se a sua loja não possuir meios de pagamento que suportem a recorrência, seu cliente não terá como finalizar o pedido, tampouco realizar o pagamento.

Uma vez que um cliente compra um produto nominal (assina seu produto) é criado um perfil recorrente. E cada vez que um pagamento é feito, um novo pedido é criado e associado à este perfil recorrente.

As assinaturas podem ser visualizadas em Vendas > Perfil Recorrente.

Por padrão, durante a vigência da assinatura seu cliente e você podem pausar ou cancelar as cobranças, e também solicitar a atualização do status da assinatura junto ao meio de pagamento. Isso pode ser feito tanto na área administrativa como na área do cliente através de 3 botões.

Benefícios para quem vende e para quem compra

A venda de assinatura traz diversos benefícios tanto para o lojista como para o consumidor.

  • Maior previsibilidade de estoque no mês seguinte
  • Aumento do poder de barganha junto à fornecedores
  • Maior fidelidade de seus clientes
  • Renda recorrente e maior previsibilidade do fluxo de caixa
  • Mais benefícios para o consumidor (descontos, exclusividade, frete grátis, sentimento de fazer parte do clube, etc)
  • Economia de tempo (e frete) para o consumidor
  • Crescimento saudável

Na minha opinião, o último ponto é o melhor de todos para o dono da loja. Afinal, para aumentar seu faturamento ele não precisará do mesmo esforço que teve no mês anterior para conquistar novos clientes e fechar novos pedidos. Ao invés disso, já começa o novo mês com um número fixo de pedidos garantidos, e precisará apenas trazer mais clientes para sua carteira.

Uma vez que esta base começa a crescer, tudo que o lojista precisa fazer é garantir que estes clientes recebam seus benefícios e enxerguem valor em suas assinaturas. Mas isso é assunto pra outro artigo, ou talvez até para um livro inteiro. Confira 9 livros que falam sobre a economia da recorrência.

E aí? Está pronto(a) para começar seu clube?

Se você já usa o PagSeguro e oferece assinaturas para seus clientes, deixe seu comentário com o link de sua loja e do seu clube aqui nos comentários.

Links úteis:

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/recorrencia-magento-pagseguro/"]