Cursos Magento

Encontrando arquivos de template no Magento 2

,

Publicado em 30 de abril de 2020

Em algum momento do seu desenvolvimento, você terá que localizar um arquivo de template para realizar uma customização visual.

Arquivos de template possuem extensão .PHTML e são localizados dentro de temas e módulos Magento.

A forma mais rápida de fazer isso é através das dicas de template.

Template hints (dicas de templates)

Ao ativar as dicas de template você poderá visualizar o caminho completo de qualquer arquivo phtml da sua loja Magento. Exatamente como mostrado na imagem abaixo.

Para ativar as dicas de template navegue até Lojas > Configuração > Avançado > Desenvolvedor > Debugar > Habilitar Dicas de Template na frente de loja e altere o valor para Sim.

Caso não esteja visualizando o menu “Desenvolvedor” certifique-se de ativar o modo desenvolvedor da sua loja.

Ativando somente para alguns usuários

Após selecionar “Sim” para ativar as dicas de template, você pode definir que o recurso só estará disponível quando o parâmetro ?templatehints for informado em uma URL com a palavra escolhida no parâmetro seguinte.

No exemplo acima, nossa loja só exibirá as dicas de template quando eu acrescentar ?templatehints=SenhaTemplateHints na URL visitada.

Embora possa ser tentador deixar tal recurso configurado em ambiente de produção, lembre-se de usá-lo somente no seu ambiente de desenvolvimento.

Indo além e abrindo arquivos de template de forma instantânea

Uma das 10+ ferramentas de desenvolvimento mostradas no Magento 2: O Curso é a MageSpecialist DevTools. Ela lhe permite abrir um arquivo de template phtml ou classe de um bloco diretamente no PhpStorm.

Veja um trecho da aula no vídeo abaixo:

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/como-encontrar-arquivos-phtml/"]