Cursos Magento

Vendendo com um clique, fora do Magento. Conheça o Kiosk.

, , ,

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022

No artigo desta semana falarei sobre um recurso novo e bem bacana que implementei no meu módulo PagSeguro para Magento 1.x. Estou falando do Kiosk Mode.

Configurações Kiosk Mode
Configurações Kiosk Mode no módulo do PagSeguro

O que é o Kiosk mode

A ideia do Kiosk é permitir vender seus produtos fora do Magento, porém integrando ele com uma instalação Magento. Não se trata de uma integração externa via API nem nada neste sentido.

Veja como funciona:

  1. Você cria um link de divulgação para um produto específico da sua loja.
  2. Ao acessar este link, o cliente é redirecionado para o PagSeguro, onde realizará o pagamento.
  3. Ao finalizar o pagamento, o cliente é redirecionado para o link que você especificou quando criou o seu link de divulgação no passo 1.
  4. Sua loja Magento recebe a notificação do pagamento e cria o pedido internamente, confirmando o pagamento e captura.
Pedido Kiosk
Informações do pedido Kiosk no seu Magento.

Como crio esse link único?

Primeiramente você deve se certificar que possuí o módulo PagSeguro e PagSeguro PRO instalado em sua loja. Você pode seguir esse passo a passo, ou assistir o tutorial em vídeo de como instalar e configurar o módulo inteiro.

Uma vez que você tem o módulo instalado e configurado, basta ativar o modo Kiosk nas formas de pagamento, como mostrado na primeira imagem deste post.

Para gerar um link simples, busque um sku de um produto virtual ou simples em sua loja e crie o link da seguinte maneira:

http://www.sualoja.com/index.php/pseguro/kiosk/createOrder/sku/SEUSKU ou  http://www.sualoja.com/index.php/pseguro/kiosk/createOrder?sku=SEUSKU

Substitua as partes em negrito pelo url da sua loja com ou sem https e o sku do produto que quer divulgar e vender. Por exemplo:

http://pagseguro-exemplo.ricardomartins.net.br/pseguro/kiosk/createOrder/sku/hde007

Redirecionando o usuário para uma página específica após o pagamento

Adicionalmente você pode acrescentar uma URL de redirecionamento após o SKU, no parâmetro redirectUrl. Desta forma, o cliente será redirecionado para esta página após sair do PagSeguro.

O redirectURL deve estar codificado com caracteres de URL. Você pode fazer isso usando urlencode ou uma ferramenta online de codificação de URL.

Imagine que queremos redirecionar o cliente para https://www.magenteiro.com/obrigado. Sua URL de divulgação ficaria assim:

http://www.sualoja.com/index.php/pseguro/kiosk/createOrder/sku/SEUSKU/redirectUrl/https%3A%2F%2Fwww.magenteiro.com%2Fobrigado

Informando o e-mail do cliente (página de vendas)

Por padrão, o módulo usará o e-mail do PagSeguro e buscará este cliente em sua loja. Caso ele não exista, um novo cliente é criado com uma senha aleatória, usando os dados do cliente no PagSeguro (Nome, Endereço, etc).

No entanto, você pode criar uma página de venda para seu produto e pedir o e-mail do cliente antes de gerar o link. Desta forma a conta será criada com o e-mail especificado (ou usando o cliente existente naquele e-mail).

O e-mail é passado no parâmetro email também na URL. Veja um exemplo.

http://www.sualoja.com/index.php/pseguro/kiosk/createOrder/sku/SEUSKU/email/[email protected]

Dica: você pode criar um <form> simples com a action http://www.sualoja.com/index.php/pseguro/kiosk/createOrder/, e passar estes parâmetros via POST ou GET, pedindo o e-mail do seu cliente antes de redirecioná-lo para o PagSeguro.

Existem várias ferramentas Online e offline que permitem você a criar páginas de vendas fora do Magento. Você pode fazer como quiser.

Gerando um QrCode

Você pode usar qualquer serviço online para gerar um QrCode com a URL de pagamento do seu produto ou serviço.

Exemplo: http://www.qr-code-generator.com/

Você pode imprimir seu QrCode em seu cartão de visitas por exemplo, para permitir que seus clientes paguem por um produto ou serviço direto no celular, ou colocar junto ao produto em exibição na sua loja ou folheto.

Não é bacana?

Exemplo de uso no Magenteiro

O Kiosk Mode surgiu da minha vontade de vender cursos de forma simples aqui no Magenteiro. Os posts com a tag master class são um dos melhores exemplos de uso do Kiosk Mode.

Kiosk Mode Exemplo
Exemplo de uso do Kiosk Mode em um post no Magenteiro

Eles permitem que um usuário que nunca comprou na loja realize uma compra direto dentro do Blog (poderia ser em qualquer lugar, como um fórum por exemplo).

O iFrame exibido no post acima faz parte de uma customização minha no Magento do Magenteiro. Ele pede o e-mail do cliente e depois redireciona o cliente para o url de pagamento do kiosk, adicionando a url deste artigo como url de sucesso, do jeito que vimos acima.

Ao ser redirecionado de volta, o iFrame carregado mostrará o conteúdo da master class dentro do próprio artigo.

Obtendo dados do pedido na URL de sucesso

Ao especificar uma URL de sucesso, o módulo automaticamente adicionará um parâmetro chamado temporaryReference à esta url. Com este código, você pode buscar detalhes do pedido temporário (criado quando o cliente acessa o primeiro link) e do pedido principal.

Exemplo:

[php]

<?php

$temporaryReference = $_GET[‘temporaryReference’];

$kiosk = Mage::getModel(‘ricardomartins_pagseguro/kiosk’)->loadByTemporaryReference($temporaryReference);

if ($kiosk->getId()) {

$order = Mage::getModel(‘sales/order’)->load($kiosk->getOrderId());

if ($order->getId()) {

#pega informações do pedido em $order

}

}

[/php]

Neste retorno portanto, é possível buscar o status de pagamento do pedido. No caso do Magenteiro, é neste momento que defino se o cliente já voltará para a postagem original acessando o vídeo que acabou de comprar, ou se verá o iFrame de compra novamente.

Você pode adaptar como quiser.

Especificando a quantidade a ser comprada

Além de redirectUrl e email, você também pode especificar a quantidade de itens a ser comprado informando isso no parâmetro qty.

Muito além de um QrCode…

A criatividade é o limite. Se você pegou a ideia, já percebeu que pode explorar ainda mais esta ideia. Você pode por exemplo, criar uma landing page para vender seus produtos ou anúncios no Facebook que já levam o cliente para o pagamento. Veja só..

Criando formulários e páginas de venda

Todas as informações que falamos aqui são passadas via POST ou GET para http://www.nossaloja.com.br/pseguro/kiosk/createOrder. Portanto podemos criar páginas de venda fora do Magento, ou formulários de venda externos.

Veja um exemplo:

$temporaryReference = $_GET['temporaryReference'];

$kiosk = Mage::getModel('ricardomartins_pagseguro/kiosk')->loadByTemporaryReference($temporaryReference);

if ($kiosk->getId()) {

	$order = Mage::getModel('sales/order')->load($kiosk->getOrderId());

	if ($order->getId()) {

	#pega informações do pedido em $order

	}

}

Note que passo o sku e url de redirecionamento via hidden sem maiores problemas.
Veja como ficaria nosso formulário (e aproveite para se inscrever no curso, rs).

Inscreva-se agora no curso de criação de módulos para Magento

 

Seu e-mail:


Você pode usar ferramentas criadoras de landing pages, criadores de formulários online, ou mesmo plugins de wordpress para divulgar seu produto em qualquer lugar.

Lembre-se que o email é um campo opcional para a API do Kiosk, ou seja, você pode veicular anúncios em qualquer lugar, redirecionando o comprador para o PagSeguro.
Quando o e-mail não é informado, o e-mail da conta do PagSeguro é utilizado na criação do pedido.

Limitações

Por enquanto o Kiosk funciona apenas para produtos que dispensam configurações e cálculos de frete, ou seja, produtos virtuais e digitais (downloadable products).

Gostou do recurso? Conte aqui nos comentários como você está usando ou vai usar o Kiosk.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/vendendo-com-um-clique-fora-magento-conheca-o-kiosk/"]