Cursos Magento

Os 6 tipos de produtos do Magento. Qual escolher?

,

Atualizado em 21 de junho de 2020

Você acabou de instalar o Magento e está começando a cadastrar ou importar seus produtos. Um dos primeiros passos ao tentar cadastrar um produto é definir o seu tipo. E no Magento existem 6 tipos diferentes.

⤵ Ir direto para: Produto Simples, Produto Configurável, Produto Agrupado, Produto Virtual, Produto Empacotado, Produto Digital.

Opções de produtos no Magento

Escolhendo o produto certo

A escolha do tipo de produto é algo básico no mundo Magento, mas muitas vezes escolhido sem muito critério e abrindo mão de recursos valiosos disponíveis na plataforma.

Um exemplo comum diz respeito ao uso do recurso de opções personalizadas para cadastrar variações de tamanho ou cor de um produto.

Possível uso incorreto das variações de produtos

Fazendo desta forma não teremos controle de estoque dos itens em questão, e limitamos uma série de recursos (de promoção por exemplo) que poderiam ser usados no futuro.

Mesmo usuários mais experientes frequentemente se confundem diante de tantas opções e recursos que o Magento oferece.

Bom, mais e os produtos?

Tipos de Produtos disponíveis no Magento

Por padrão, o Magento possuí 6 diferentes tipos de produtos. As variações de recursos de cada um são inúmeras e não conseguiria estressar o assunto em um artigo.

Mas vejamos para que serve cada um deles e suas principais características. Isso deve ajudar você a escolher o produto certo para seu negócio e as possibilidades que o Magento oferece.

Produto simples

Um produto simples representa um item físico em seu estoque. Eles podem ser associados à variações de produtos agrupados, empacotados ou de produtos configuráveis.

Assim como qualquer outro produto no Magento, ele pode ou não estar visível na loja para seus clientes. Quando fazem parte de outro produto, geralmente não são visíveis individualmente na loja.

Exemplo de produto Simples na frente de loja

Exemplos de produtos simples: Caneta Bic Preta, Moeda de R$1,00, Livro Harry Potter, Webcam Logitech, etc.

Produto Configurável

Produtos Configuráveis aparecem na loja como se fosse um único produto, porém permitem o visitante selecionar uma de suas opções ou combinações de opções.

Cada opção ou combinação de opção corresponderá a outro SKU previamente cadastrado. No caso do Magento 2, é possível cadastrar as variações de um produto configurável enquanto cria um novo produto configurável.

Produtos Configuráveis são frequentemente utilizados em lojas de moda para exibir as variações de cor e tamanho de um produto. Cada uma das combinações disponíveis correspondem a um produto simples.

Exemplo de Produto Configurável na Frente de Loja

Exemplos de Produtos Configuráveis: Camisa em Algodão Egípicio, Vestido longo para festa, Bermuda de Tactel, Pneu de carro Pirelli, Mala de Viagem Samsonite Plus fit, etc.

Produto Virtual

Diferente dos produtos simples, um produto virtual corresponde à algo não palpável ou tangível.

Produtos Virtuais são ideais para vender serviços, assinaturas, garantia estendida. Eles também podem ser associados à produtos agrupados ou pacote de produtos.

Produtos Virtuais se parecem com Produtos Simples. Provavelmente por isso não há nenhum produto virtual na base de exemplo do Magento.

Os cursos de Magento do Magenteiro são produtos virtuais na nossa loja. 🙂

Exemplos de Produtos Virtuais: Criação de logomarca, Garantia estendida 12 meses, Assinatura do Boletim Vip, Serviços de motoboy, etc.

Produto Agrupado

Um produto agrupado organiza um conjunto de produtos simples e os agrupa para facilitar que o cliente escolha a quantidade que quer de cada um.

O cliente pode comprar um ou mais produtos de uma só vez, e também é possível fazer promoções interessantes com estas combinações.

Exemplo de Produto Agrupado no Magento

Exemplos de uso de Produtos Agrupados: Kit de Jantar Especial, Combinação Cama dos Sonhos (jogo de cama), Enfeites de Natal sortidos, Nissangas, etc.

Produto Empacotado

Também conhecidos como Bundle, o Pacote de produtos é uma variação sofisticada do produto agrupado. Ele permite que os clientes personalizem o item comprado escolhendo variações que podem (ou não) ser obrigatórias.

Computadores são um exemplo típico de produtos empacotados, pois o cliente pode escolher o tipo de configuração que o item vai possuir, e o sistema calculará o preço automaticamente com base nas opções escolhidas.

Exemplo de Produto Empacotado no Magento 2

Este é provavelmente um dos tipos mais complexos de produtos no Magento. Como podemos observar, algumas opções são obrigatórias, e outras opcionais para a montagem do produto. O preço também é exibido exibindo a combinação mais econômica e mais cara do produto.

Exemplos de pacote de produtos: MacBook, Computadores em geral, Kit de yoga, etc

Produto Digital

Produtos digitais ou Downloadable Products são opções que permitem ao cliente fazer download de um ou mais arquivos ao serem adquiridos. Os arquivos podem ser enviados para o servidor onde seu Magento está hospedado, ou um URL externo pode ser utilizado.

Além disso ainda é possível determinar quantas vezes um cliente pode fazer download do item, e se o link para o item pode ser compartilhado.

Este tipo de produto é ideal para softwares, e-books, licenças de software e produtos que não exigem entrega física. Inclusive, assim como produtos virtuais, ao fazer uma compra deste tipo de produto, o endereço de entrega não é solicitado pelo Magento.

Exemplo de Produto Digital no Magento

Exemplos: Ebook, Softwares para download, Cursos, Música, Coleções de arquivos, etc.


Como criar e explorar os recursos destes produtos?

A apresentação completa dos recursos disponíveis e como criar cada um destes produtos estão disponíveis no curso Magento 2: Como usar, gerenciar e administrar uma loja Magento. Uma vez inscrito, você pode assistir quando e quantas vezes quiser.

Além disso, uma loja Magento para treino é disponibilizada aos alunos de cursos Magento 2 aqui no Magenteiro. Lá você poderá criar seus produtos e testar os recursos da área administrativa do Magento em uma loja que é reiniciada a cada 6 horas.

Assista a aula 27 na íntegra: Cadastrando um Produto Simples no Magento 2

Como você pôde ver, a aula acima abordou não apenas recursos disponíveis no cadastro de produtos simples, mas trouxe uma série de outras dicas úteis e recursos importantes do Magento. Nas demais aulas e seção deste curso falamos ainda mais sobre os recursos nativos do Magento.

ℹConfira outros artigos básicos sobre Magento aqui no Blog do Magenteiro.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | | | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/6-tipos-de-produtos/"]