Cursos Magento

PagSeguro (PagBank) para Magento 1 recebe a Nova Geração

, ,

Publicado em 09 de abril de 2024

O módulo PagBank (PagSeguro) para Magento 1 (e OpenMage LTS) acaba de receber uma nova versão majoritária. Também conhecida como a Nova Geração das integrações PagSeguro, esta nova versão traz recursos muito esperados por seus usuários.

A Nova Geração das integrações passa a utilizar as novas APIs do PagBank, e com isso recursos como PIX transparente e autenticação 3D Secure passam a ser suportados. Consequentemente, lojistas de todo Brasil começam a comemorar o aumento significativo da taxa de aprovação, e o fim de chargacks fraudulentos – dispensando o uso de antifraudes como ClearSale.

A Nova Geração das integrações PagBank Integrações também está disponível para WooCommerce e Magento 2. Se você já utiliza estas integrações e sua versão é a 4.x, você já está usando a Nova Geração.

Alguns dos Recursos disponíveis

  • Aceite pagamentos com Cartão de Crédito, PIX ou Boleto de forma transparente (sem sair da loja)
  • Autenticação 3D Secure para evitar chargebacks e aumentar aprovação
  • PIX e Boleto com validades configuráveis
  • Atualização automática do status do pedido
  • Pagamento em 1x ou parcelado, com várias configurações de parcelamento
  • Identificador do nome da loja na fatura
  • Descontos nas taxas oficiais do PagBank (ou use suas taxas)
  • Suporte a Sandbox
  • Link direto para a transação disponível no admin
  • Suporte a todos os tipos de produtos
  • Suporte a multi-loja
  • Desenvolvido nos padrões Magento por desenvolvedores certificados pela Adobe 🏆
  • Compatível com os principais checkouts do mercado (OneStepCheckout Inovarti, IWD, FireCheckout, etc)

Screenshots

Mais de 10 anos de história

Criado há mais de 10 anos, o projeto começou como uma iniciativa pessoal, e logo recebeu apoio oficial do PagSeguro.

Este apoio essencial para existência do projeto, permitiu que ele se tornasse um módulo de código aberto com grandes diferenciais de documentação e suporte, além da evolução constante e sempre atualizado.

Além disso, desde 2015 parte do suporte feito pelo PagBank todos os meses é utilizado para ajudar ONGs e outras iniciativas em todo mundo. Ou seja, quanto maior o volume de vendas com estas integrações, mais pessoas e iniciativas são ajudadas. Até o momento, mais de 85 instituições já foram beneficiadas. 🙀

Magento 1 vive bem, obrigado

Apesar de ter sido descontinuado pela Adobe em 2020, lojas gigantes ainda seguem usando o Magento 1.x.

Há ainda iniciativas como OpenMage LTS, que continuam a evoluir com suporte e adição de recursos com base na última versão do Magento 1.x.

Contribuições com Magento 2 no GitHub
Contribuições com OpenMage LTS no GitHub

O projeto OpenMage parece seguir bem, e bem cuidado pela comunidade. No momento que escrevo este artigo, parece haver mais contribuições nele do que no projeto Magento 2 Open Source (oficial da Adobe).

Clientes PagBank também seguem utilizando a versão antiga com sucesso, e muitas lojas novas ainda são desenvolvidas com OpenMage LTS. Acredito que isso se dê especialmente por ser mais fácil desenvolver para Magento 1.x ou OpenMage, e pelos custos iniciais de hospedagem especializada.

Em termos de recursos nativos, não consegui apurar tudo o que foi implementado ao longo destes 6+ anos de existência, mas sua comunidade me deixou algumas pistas quando os questionei…

Velocidade, suporte JSON-RPC, integração com Cloudflare Turnstile foram alguns dos diferenciais mencionados pela comunidade no Discord.

Pronto(a) para instalar?

A nova geração do módulo agora se chama RicardoMartins_PagBank, e não mais RicardoMartins_PagSeguro. Você pode ter os dois instalados caso deseje realizar testes, mas não conseguirá reutilizar sua Public Key (Chave pública) obtida anteriormente.

Você pode instalar a nova versão do módulo PagBank (PagSeguro) via Composer, modman, ou manualmente copiando os arquivos.

Basta seguir as instruções de instalação disponíveis no README.md do módulo no Github.

Note que alguns recursos do módulo antigo ainda não foram implementados na nova geração. Como por exemplo o pagamento com 2 cartões e recorrência (no momento disponível apenas para WooCommerce na nova geração).d

Descontinuidade das APIs antigas

O PagBank deverá descontinuar as APIs antigas em algum momento. Embora ainda seja possível usar nossas integrações antigas (legado) no modelo de aplicação, isso pode mudar a qualquer momento.

Agora que já temos todas as integrações PagBank disponíveis para as novas APIs, este é o momento ideal para migrar e mandar suas sugestões e considerações.

Por enquanto é só. Mas certamente continuaremos a dar a atenção que a comunidade Magento 1.x merece por um bom tempo.

Grande abraço e sucesso nas vendas.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-1/pagseguro-magento-1x/"]