Cursos Magento

As 7 principais mudanças no Magento 2.4.0

Publicado em 21 de julho de 2020

O Magento 2.4.0 será lançado no final de Julho (28), e como se trata de uma mudança de versão minoritária (e não apenas patch), traz uma centena de correções e alterações.

Neste artigo listo as principais alterações e melhorias que notei. Como na maioria das vezes, no meu ponto de vista.

1. Web Setup – Descanse em paz

O Magento não poderá mais ser instalado via web setup wizard. A instalação via composer será a principal forma de se instalar uma nova loja.

Vejo a mudança de forma positiva, pois forçará aqueles que ainda insistem em instalar o Magento 2 em hospedagens que jamais suportariam uma loja Magento decentemente, e evitará erros clássicos de instalação.

2. ElasticSearch obrigatório

O ElasticSearch passa a ser obrigatório para o correto funcionamento do Magento, e afeta positivamente a experiência de busca e indexação de catálogo. A busca parcial por termos em SKU e nome de produto também passa a ser suportada (já era suportada no mysql mas não no ElasticSearch).

ElasticSearch 5.x e 6.x não são mais suportados.

3. Suporte MySQL 8.0 / MariaDB 10.4

O MySQL 5.6 não será mais suportado. O 5.7 ainda será, porém como sabemos, usar o 8.0 trará melhorias significativas de performance.

Para usuários do MariaDB, as versões 10.0 e 10.1 não são mais suportadas. Apenas 10.2 em diante.

4. Suporte PHP 7.4

Mais uma melhoria com relação à performance, e focada no uso de tecnologias que serão suportadas por mais tempo, o Magento 2.4 só suportará PHP 7.3 e 7.4 em diante.

5. Melhorias de performance

O simples fato de usarmos versões mais recentes do PHP, banco de dados e ElasticSearch já trazem melhorias significativas de performance.

Mesmo assim, o Magento 2.4 traz uma série de melhorias no que diz respeito ao uso de processamento e comunicação com Redis, cache de tabelas de inventário, lazy loading de imagens, e melhorias na validação de dados de cliente no frontend.

6. Melhorias de segurança

Autenticação de 2 fatores agora está ainda mais presente e passa a ser obrigatória por padrão sem poder ser desabilitada. Veja como funciona e como configurar no curso de administração de lojas Magento 2 (aula 14 – Configurações de Segurança).

Outras mais específicas incluem melhorias no CSP e algumas mudanças de configuração padrão em outros componentes.

7. Media Gallery substituído

Um novo MediaGallery permite buscar imagens com mais rapidez e traz uma nova interface. A integração com o Adobe Stock também passa a ser uma possibilidade, buscando milhares de imagens externas para comprar e inserir no seu e-commerce.

Conclusão

O suporte ao MySQL 8 e PHP 7.4 trarão melhorias significativas de performance.

Além disso vejo a remoção do web setup wizard como um grande passo, forçando usuários iniciantes a fazerem a coisa certa desde o começo, já que o composer valida diversos requisitos de sistema e compatibilidade, e de certa forma evita que o Magento seja instalado em hospedagens que sequer possuem acesso SSH.

Já a migração para a nova versão, como sempre deve ser delicada e quebrar outras integrações com módulos de terceiros e afins.

A nova versão, além de mais rápida está ainda mais segura.

Se você quer aproveitar apenas as correções de segurança, poderá baixar apenas o patch de segurança. Isso reduzirá significativamente qualquer trabalho por conta de incompatibilidades ou erros que venha a ter por causa de suas customizações.

Esqueci de mencionar alguma mudança ou melhoria importante? Comente abaixo!

Saiba mais em Magento 2.4.0 Release Notes (Oficial, Em Inglês).

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/7-mudancas-no-magento-2-4/"]