Cursos Magento

Melhore o posicionamento de sua loja nos buscadores com esta simples configuração

, ,

Publicado em 06 de fevereiro de 2023

Por quase um ano após o lançamento do novo Magenteiro em Magento 2 eu deixei de realizar uma simples configuração que afetaria nosso posicionamento em buscadores como o Google.

Ao cadastrar um produto ou categoria em sua loja, o Magento eventualmente gera mais de uma URL para a mesma página.

Exemplo: Caminho da categoria na URL

Se o seu catálogo estiver configurado para incluir o caminho da categoria nas URLs do produto, sua loja gerará várias URLs que apontam para a mesma página do produto.

  • https://minhalojamagento.com/acessorios/mochilas/mochila.html
  • https://minhalojamagento.com/mochila.html

Problema: URL duplicada nos buscadores

Muitos buscadores tendem a penalizar sites com conteúdo duplicado.

Isso é contornado ao adicionar uma tag em possíveis páginas (preferencialmente todas) que poderiam ser duplicadas pelos buscadores. Estamos falando da canonical reference ou referências canônicas.

Embora o google diga que “não é crítico especificar uma preferência canônica para seus URLs, há vários motivos pelos quais você deseja informar explicitamente ao Google sobre uma página canônica em um conjunto de páginas duplicadas ou semelhantes”.

Benefícios do canonical

Ainda de acordo com o Google, algumas vantagens de se usar as referências canônicas, são:

  1. Para especificar qual URL você deseja que as pessoas vejam nos resultados da pesquisa.
    Você pode preferir que as pessoas acessem sua página de produtos de vestidos verdes por meio de https://www.minhalojamagento.com/vestidos/verde/vestidoverde.html em vez de https://www.minhalojamagento.com/vestidos/verde/vestidoverde.html?gclid=ABCD.
  2. Para consolidar sinais de páginas semelhantes ou duplicadas.
    Ele ajuda os mecanismos de pesquisa a consolidar os sinais que eles têm para os URLs individuais (como links para eles) em um único URL preferido.
    Isso significa que os sinais de outros sites para https://minhaloiamagento.com/vestidos/caudalonga?gclid=ABCD são consolidados com links para https://www.minhaloiamagento.com/vestidos/caudalonga.html se o último se tornar canônico.
  3. Para simplificar as métricas de rastreamento de um conteúdo.
    Com uma variedade de URLs, pode ser mais desafiador obter métricas consolidadas para um conteúdo específico.
  4. Para gerenciar o conteúdo distribuído.
    Se você distribuir seu conteúdo para publicação em outros domínios, talvez queira que um determinado URL apareça nos resultados da pesquisa.
  5. Para evitar gastar tempo de rastreamento em páginas duplicadas.
    Você pode querer que o Googlebot aproveite ao máximo seu site, por isso é melhor gastar tempo rastreando páginas novas (ou atualizadas) em seu site, em vez de rastrear versões duplicadas do mesmo conteúdo.
  6. Magenteiro: economia financeira 💰
    Com tráfego e recursos, pois robôs passariam a visitar menos páginas repetidas. Lembre-se que cada vez que um link é criado com qualquer variação de uma url (ex: ?utm_source=parceiro) uma nova url pode ser interpretada pelos buscadores, ainda que o mesmo conteúdo seja servido.

Canonical tag – o que é?

A tag canônica nada mais é que uma meta tag, adicionada no html informando qual é a url original que deveria ser indexada.

Desta forma, ao acessarmos minhalojamagento.com/vestido-verde.html, minhalojamagento.com/vestidos/verde/vestido-verde.html, ou minhalojamagento.com/vestido-verde.html?utm_source=blog, poderiamos ter a seguinte tag sendo adicionada:

<link  rel="canonical" href="https://minhalojamagento.com/vestido-verde.html" />

Fazendo isso, estaríamos informando aos robôs de pesquisa que a URL acima é aquela que deve ser indexada no lugar de suas variações.

Como adicionar canonical tags no Magento

Este é um recurso nativo do Magento, e pode ser facilmente configurado em Loja > Configurações > Catálogo > Catálogo > Otimização para Mecanismos de Busca.

Com esta simples configuração, as canonical tags são adicionadas às páginas de produto e categoria de sua loja Magento. Configurações como esta, ou otimizações da busca com uso de sinônimos são apenas algumas das dezenas de melhorias SEO que podemos fazer em nossa loja sem o auxílio de módulos de terceiros.

Estas e outras dicas de configuração do Magento você encontra no curso Magento 2: Como usar, gerenciar e administrar uma loja Magento.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários