Cursos Magento

O caminho até o curso Criação de Módulos e Desenvolvimento Backend Magento

, ,

Atualizado em 02 de maio de 2018

Em Agosto de 2015 eu lançava meu primeiro curso Magento: “Magento para Lojistas e Empreendedores”. Quando comecei com Magento em 2011 não existia praticamente nenhum material disponível, mesmo em Inglês. Eu era o único desenvolvedor Magento em uma software house na cidade de Santos e o desespero com a falta de conteúdo técnico razoável disponível me levou até a recorrer a livros de versões anteriores na esperança de aprender alguma coisa.

 

Livros Magento que importei na Amazon

 

Naquela época pagaria o preço que fosse para ter quem me ensinasse alguma coisa, e a entender aquele mundo quase sem documentação.

Um ano depois (2012) comecei a trabalhar na e-smart – que seria a maior empresa Magento do Brasil, mais tarde adquirida pela B2W (Submarino, Americanas, Shoptime) por R$13 milhões. E foi ali que meu desejo de ajudar este mundo de lojistas e desenvolvedores começou a crescer.

Primeiro escritório da e-smart em Outubro de 2012

PagSeguro: onde tudo começa a fazer sentido

E foi na vida de fretado para SP, acordando às 4:30 da manhã que comecei a criar o módulo PagSeguro transparente para Magento. Enquanto a maioria dos passageiros voltava para casa dormindo no fretado, comecei a criar o módulo PagSeguro para aperfeiçoar o conhecimento em Magento. Poucos meses depois começa uma parceria com o PagSeguro, trazendo descontos para os usuários do módulo.

Nesta época o contato com lojistas e desenvolvedores que buscavam suporte ao módulo e ao Magento já era intensa. E ver suas necessidades só me faziam lembrar de como tudo começou 3 anos antes, o desespero de ainda não encontrar conteúdo de qualidade (e às vezes conteúdo nenhum) sobre o assunto.

Era hora de ajudá-los.

Curso Magento

A partir de então, comecei a gravar os vídeos do primeiro curso: Magento para Lojistas e Empreendedores – focado no pequeno e médio empreendedor que mais do que eu, amargava atrás de conteúdo sobre o assunto mas sem ter o mesmo conhecimento técnico que eu tinha.

As gravações aconteciam quando chegava de São Paulo, por volta das 8 da noite, e iam até não aguentar mais.

Julho/2015 – Gravações do curso Magento para Lojista e Empreendedores – Audio e iluminação ainda com improvisos. O calor era insuportável, pois o ar condicionado interferia no som. Chamávamos a luminária de “Sol”. – 3,2,1, e liga o Sol aí.

Mesmo com a cara cansada e olheiras visíveis em vários vídeos, o curso foi uma experiência muito legal e ajudou muita gente. Era o começo de uma nova era pra mim. Uma nova experiência, com o desafio de falar para câmera, para o computador e para milhares de alunos que eu nem sabia se realmente existiam.

o curso foi uma experiência muito legal e ajudou muita gente

5 cursos Magento depois ele chegou

Com o passar do tempo, outros cursos surgiram, alguns ganharam legendas, e outros até versão em Inglês. 5000 alunos depois, chegou o Magenteiro.com e o curso de Backend, tão pedido por todos os alunos dos outros cursos. Era a hora de oferecer algo mais VIP e mais pessoal. E embora o número de alunos fosse bem alto, pagava apenas a despesa com equipamentos, pois as outras plataformas ficavam com mais de 75% da receita na maioria das vezes.

Trabalhar com Magento me abriu muitas oportunidades.

Trabalhar com Magento me abriu muitas oportunidades. Entre elas a chance de mudar para o outro lado do mundo. Outras mudanças de vida aconteceram no caminho, como o casamento, cursos e palestras bacanas, mas isso daria outro artigo inteiro.

Eis que em Outubro de 2017 fiz o lançamento do tão esperado curso Criação de módulos e desenvolvimento backend para Magento. Era algo pedido por todos os alunos dos outros 5 cursos anteriores. Veja o vídeo original de lançamento…

Um trabalho longo, que marcava o começo de uma nova fase

A preparação, gravação, edição e publicação do curso de backend foi algo que levou mais de 1 ano, em paralelo com a criação do Magenteiro.com em si e com a mudança para Austrália – que também ocorrera no frenesi do planejamento do casamento e lua de mel.

Logo o Magenteiro.com completará seu primeiro aniversário, e o seu maior curso ganhou  algumas aulas há algumas semanas. A pedido dos próprios alunos, o que era pra ser uma ou duas aulas virou uma seção inteira de vídeos sobre como usar e estender as APIs do Magento.

O curso de backend não é apenas um divisor de águas para o Magenteiro, mas a certeza que o trabalho valeu a pena e que muito conteúdo ainda está por vir.

Uma nova reestruturação visual no blog também está a caminho e muita novidade sobre Magento 2 também deve tomar o palco ainda em 2018, como já anunciado no começo do ano. (E claro, ainda dá tempo de se inscrever no curso de backend.) E sim, como falado aqui, ainda vale a pena aprender Magento 1 com a chegada no Magento 2.

Aproveite para ficar por dentro das novidades do Magenteiro e receber as novidades semanais se inscrevendo aqui embaixo:

Uma família, tribo, grupo, comunidade…

Usuários do módulo do PagSeguro, alunos de meus cursos publicados em outras plataformas e visitantes do meu (nada atualizado) Blog do Desenvolvedor são os Magenteiros de hoje.

Alguns são alunos do Magenteiro, outros assinantes da newsletter semanal; mas com um pouco de análise dos dados coletados e alguns depoimentos e e-mails depois, é fácil concluir que somos parte de um grande grupo com um mesmo objetivo: aprender mais sobre Magento e ajudar o próximo.

A todos os Magenteiros (alunos ou não), meu muito obrigado por me ajudarem a fazer o Magenteiro acontecer.

 

Você também pode colaborar.

No projeto do PagSeguro já foram mais de 2300 chamados de suporte respondidos gratuitamente, e mais de 24 instituições, projetos e pessoas ajudadas com as doações feitas com parte da receita do projeto.

Mais de 6000 alunos de 93 países já se inscreveram nos cursos do Magenteiro e em outras plataformas, mais de 100.000 minutos de vídeos e aulas assistidos nos últimos 12 meses.

Magenteiro: Você pode contribuir com o Magenteiro escrevendo para o blog, ou divulgando os cursos e artigos. Pode ainda participar do programa de parceria e ser remunerado(a) por suas indicações.

PagSeguro: Você pode ajudar ao usar o módulo na sua versão PRO, reportando bugs, contribuindo com o código no github, ou ainda participando da lista de beta testers e ajudando a testar novas funcionalidades.

 

E aí? Você vem?

Se você ainda não faz parte do time, junte-se ao Magenteiro. Se inscreva nos cursos Magento. Receba as novidades semanais do blog e do mundo Magento.

Espero você!

 

Grande abraço,
Ricardo Martins, Magenteiro.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/curso-backend-final-words/"]