Cursos Magento

Fim do Magento 1. Será?

, ,

Atualizado em 17 de julho de 2020

Se você acompanha o Magenteiro, sabe que a Magento/Adobe já anunciou mais de uma vez o fim do Magento 1, estendendo o prazo em algumas delas. Apesar das minhas apostas no contrário, parece que desta vez a promessa será cumprida.

30 de Junho de 2020 – foi a data anunciada pela Adobe/Magento para o fim do suporte oficial à versão 1.x da plataforma de e-commerce open source mais popular no mundo.

Mesmo diante de tantas polêmicas em torno da estabilidade e bugs na nova versão, o Magento 2 não nasceu ontem. Sua primeira versão foi lançada há mais de 5 anos, e podemos ver melhorias significativas a cada versão, enquanto o seu antecessor vai ficando cada vez mais sem atualizações. Somente atualizações de segurança foram lançadas nos últimos meses.

À partir de 30 de Junho de 2020 no entanto, nem mesmo as atualizações oficiais de segurança serão publicadas pela Adobe. As extensões, módulos e temas publicados no Magento Marketplace também não estarão mais disponíveis à partir de 7 de Julho de 2020, e serão removidas do repositório em 6 de Agosto.

A documentação oficial do Magento 1 também não estará mais disponível no site da Magento.

Update: A Magento já removeu a opção de download de versões 1.x de seu site. Mas você ainda pode encontrar o Magento 1.x para download aqui.

O Magento 1 vai acabar?

Sim, vai. No entanto, a decisão de “extinguir” um software de código aberto do mercado não é algo que uma única empresa é capaz de fazer. Nem mesmo seus criadores e mantenedores.

O Magento 1 continuará disponível para download. Inclusive no próprio site da Magento, você pode encontrar até o Magento 1.0.0, lançado em Março de 2008 para download.

O Magento 1.9.4.5 – última versão do Magento 1.x – lançado em Abril ainda continuará no mercado por um bom tempo, principalmente no Brasil.

Abaixo podemos ver um comparativo de lojas usando a última versão do Magento 1 e do Magento 2 no Brasil e no mundo.

Comparativo de lojas Magento 1.9 e 2.3 no mundo
Lojas Magento no Mundo
Comparativo de lojas Magento 1.9 e 2.3 no Brasil
Magento no Brasil

É o fim do mundo!

Muito terrorismo, e até fake news em torno do fim do Magento 1 vem sendo propagado ao longo das últimas semanas. Parte por aqueles que não estudaram o suficiente sobre a nova versão e querem continuar “vendendo” Magento 1, e parte por aqueles que já estão na nova versão e precisam converter e convencer novos clientes a migrar para nova versão.

No entanto, milhares de pequenas e grandes lojas pelo mundo ainda não migraram para a nova versão do Magento e continuarão suas vidas normalmente, e vendendo amanhã.

A migração, apesar de iminente é uma decisão que deve ser tomada com cautela, planejamento, e sem pressão.

Sem pressão?!

“Quando falamos de e-commerce, a segurança deve ser um dos primeiros fatores a ser considerados. E você está dizendo que as lojas podem ficar desatualizadas, e cheia de falhas de segurança?!”

“Tá todo mundo me mandando e-mail dizendo que minha loja vai ser invadida se eu não atualizar! Algo precisa ser feito!!!”

Sim. Algo precisa ser feito.

Se você não migrou sua loja para Magento 2 ou para outra plataforma, algo precisa ser feito.

Porém, na minha leiga opinião sobre segurança, é pouco provável que uma falha de segurança grave seja descoberta no dia seguinte e que a sua loja seja vítima de um ataque. Principalmente de um daqueles ataques em massa. Menos provável ainda, caso esteja hospedado sua loja em uma empresa especializada em hospedagem Magento.

Luz no fim do tunel
Luz no fim do túnel

A Magento corrigiu várias falhas de segurança no Magento 1.x ao longo do último ano, e a grande maioria delas são, de certa forma, difíceis de serem exploradas. Outra boa parte delas, relacionadas à falhas de segurança pontuais, aparentes somente após um administrador estar logado.

Neste meio tempo, falhas mais fáceis de serem exploradas foram descobertas no Magento 2, como eu mesmo já demonstrei no artigo Hackeando uma loja Magento 2 em alguns segundos. Mesmo assim, ainda há milhares de lojas rodando Magento 2.2 e outras versões do Magento 2.x que já perderam o suporte oficial antes mesmo do Magento 1.x.

E não se assuste com o artigo acima. Isto acontece com mais frequência do que você imagina em outras plataformas open source ou não.

E se você é responsável pela infraestrutura da sua loja, sabe que há muito mais do que apenas um Magento para ser atualizado. Falhas de segurança nos sistemas operacionais, PHP (e suas extensões), firmwares, roteadores, e até de processador, são descobertas todos os dias.

Você já atualizou seus sistemas hoje? É pouco provável que todo mundo tenha tudo atualizado o tempo todo. E o mundo continua…

Em contrapartida, algumas vulnerabilidades e atualizações precisam ser feitas às pressas, pois são tão fáceis de serem exploradas e logo surgem os ataques em massa que afetarão todas as lojas ou servidores.

Não quero migrar. O que fazer?

Neste momento o que podemos fazer é adiar esta migração até que tudo esteja pronto para migrar para o Magento 2 ou para outra plataforma.

Enquanto isso, se desejar ter um pouco mais de conforto com relação à segurança, existem algumas iniciativas que lhe permitem ficar no Magento 1.9 por mais alguns meses.

No Magenteiro, esta migração ocorre a passos lentos por motivos que não caberiam neste artigo. No entanto, já adotamos uma das soluções do artigo acima. Talvez faça outro artigo contando esta experiência.

Você terá que migrar sua loja. Não há opção.

Mais cedo ou mais tarde, você será forçado(a) a fazê-lo. Por bem ou por mal. Mas na minha opinião, ninguém precisa pular da ponte se não conseguiu fazê-lo ainda.

Não quero migrar. O que vai acontecer?

Como disse acima, é difícil afirmar que nada de ruim vai acontecer. Mas é errado afirmar que tudo de ruim vai acontecer no dia 1 de Julho caso você não pare de usar o Magento 1.

Sua loja continuará vendendo. Seus meio de pagamento continuarão funcionando (pelo menos a grande maioria deles). O Facebook e Google continuarão aceitando seu dinheiro em troca de anúncios. E o mundo continuará existindo, e os clientes comprando em sua loja.

Você continuará encontrando profissionais excepcionais que dominam o Magento 1.x e lhe darão suporte para evoluir e suportar sua loja enquanto ela existir nesta versão.

Lojas pequenas, médias e grandes (como a australiana Priceline, que fatura mais de 100 milhões de dólares/ano) continuarão vendendo com seu Magento 1 no dia seguinte.

Mas é extremamente importante entender que, por mais que existam paliativos e formas de dar uma sobrevida ao Magento 1, no mundo da tecnologia é preciso evoluir para se manter no jogo no longo prazo.

Além disso, dependendo da forma como suas integrações com meios de pagamento ocorrem hoje, é possível que você passe a estar em inconformidade com as normas de segurança exigidas pelo mercado e processadores de cartão de crédito (lê-se PCI). A última coisa que queremos é expor os dados de nossos clientes, principalmente de seus cartões de crédito.

Eu não quero te deixar!

Minha história com Magento 1 já tem quase 10 anos. Praticamente tudo que construí na minha carreira profissional está em torno dele, incluindo o próprio Magenteiro – que na semana que vem faz 3 anos de idade -, e as integrações com PagSeguro.

E sendo autor de alguns cursos de Magento 2, temo dizer que ainda tenho mais prazer em trabalhar e desenvolver para o velho Magento 1 do que para o novo Magento 2. Isso está mudando aos poucos (mas não deixa ele ouvir isso).

Certamente não serei eu o último a sair da sala e apagar a luz. Mas devo continuar dando suporte e ajudando àqueles que continuam aprendendo a desenvolver módulos ou a construir grandes lojas em Magento 1.

Da mesma forma, meu módulo PagSeguro para Magento 1 continuará a ser suportado e mantido por tempo indeterminado. Inclusive, em breve passará por uma grande atualização e passará a oferecer recursos de recorrência de pagamentos no Magento 1.9.x. E isso acontecerá usando o recurso de recorrência nativo, descontinuado na versão 2.x.

Conclusão

O Magento hoje é dividido em duas plataformas de e-commerce diferentes: Magento 1.x e Magento 2.x.

A maioria das lojas construídas em Magento no mundo ao longo dos últimos 12 anos permanecem em versões 1.x.

Isso se deve em grande parte pelo fato de que a atualização do Magento 1 para Magento 2 é como uma migração de plataforma. Temas, módulos, customizações, praticamente tudo tem que ser refeito. E isso geralmente custa caro e leva tempo.

À partir de hoje – 30 de Junho de 2020 – atualizações oficiais de segurança deixam de ser publicadas pela Adobe em conjunto com outras iniciativas para por um fim ao Magento 1.x e focar seus esforços na nova versão.

A última versão estável do novo Magento 2 (2.3) foi lançada em Novembro de 2018, 580 dias antes do fim do suporte oficial.

Embora tenha sido tempo suficiente para a construção de praticamente qualquer loja, muitos encontraram motivos para continuar na versão anterior.

Apesar de todo o terror criado e anunciado para aqueles que optaram por permanecer no Magento 1, há opções e serviços no mercado que prometem oferecer segurança e conforto para quem precisa de ainda mais tempo para migrar.

Além disso, como vimos aqui o mundo não acabará no dia seguinte do que seria o “fim do Magento 1”.

Pelo menos não para estes lojistas. Uma loja bem feita em Magento 1 ainda vale mais que uma loja mal planejada ou mal construída em Magento 2.


Quer conhecer mais o novo Magento 2?

Aqui no Magenteiro você encontra 3 cursos meus sobre o assunto:

  • Administração de lojas Magento 2 – ideal para quem quer explorar os recursos do Magento e aprender a administrar uma loja Magento.
  • Magento 2: O Curso – para aqueles que querem aprender a criar módulos e a desenvolver para o novo Magento
  • Magento REST APIs – minicurso para quem quer integrar outros sistemas no Magento 2 usando as APIs. O curso conta com mais de 600 exemplos de uso.

Ao se inscrever em qualquer um dos 3 treinamentos acima, além do acesso vitalício, você ganha um convite para se juntar à um grupo de Magenteiros comprometidos com o sucesso, e acesso administrativo à nossa loja de treino.

Te espero nos cursos.

 

 

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/fim-do-magento-1/"]