Cursos Magento

5 Dicas para uma Black Friday “tranquila”

, ,

Publicado em 14 de novembro de 2019

A Black Friday é o dia mais esperado do ano no Ecommerce Brasileiro. Todo ano é uma loucura. Mas o que pouca gente vê é toda a preparação e infra por trás disso.

Você, a sua loja (ou a loja do seu cliente) estão preparados? Falta pouco tempo mas ainda da tempo de arrumar aquele probleminha que aparece nos logs de vez quando, fazer algumas otimizações e se preparar para o grande dia.

Este artigo foi escrito por César Galvani, convidado aqui do Magenteiro. Quer escrever também? Entre em contato.

Vamos ver algumas dicas sobre o que devemos verificar e melhorar em nossas lojas antes desta data tão importante.

1. Hospedagem

Vamos começar com o carinha que não pode de forma alguma te deixar na mão. De nada adianta uma super Loja Magento se o servidor não está bem configurado, otimizado e em um bom datacenter.  Aqui no Magenteiro tem um artigo falando sobre hospedagem que vale a pena dar uma conferida.

Também há uma seção inteira no Curso Magento 2 ensinando a configurar um servidor para Magento 2. 

Se fosse entrar muito a fundo na parte de servidores isso aqui praticamente não teria fim. Vou pontuar o que acho mais importante para você não esquecer de verificar antes da Black Friday.

Caso resolva implementar sozinho não se esqueça de fazer muitos testes em ambiente de desenvolvimento antes de subir para produção. Sempre mantenha um backup atualizado! Vamos lá: 

  • É importante acompanhar o uso dos recursos do seu servidor regularmente. Assim, você poderá ter uma noção aproximada de quantos acessos simultâneos seu servidor aguentará. Se achar que na Black Friday sua loja vai atingir ou ultrapassar esse limite, melhore seu plano o quanto antes. Verifique também as dicas que vou dar a seguir, pois em alguns casos, poderá mais que dobrar esse limite; 
  • Confira a validade do seu certificado de segurança (SSL);
  • Funções importantes a nível de servidor como HTTP2 e GZIP devem estar ativadas;
  • Caches como OpCache, Redis, Memcached e Varnish fazem uma grande diferença; 
  • Otimização de imagens; 
  • Minificar e juntar CSS e JS; 
  • Otimizar seu Banco de Dados (mysqltuner pode ser interessante). 

Pouca gente dá atenção para a versão do PHP por não saber a diferença que ele faz. Sem falar da questão de segurança, que talvez seja um detalhe até mais importante. A diferença de velocidade entra as versões do PHP chega a ser assustadora em alguns casos.

O Magento 1.9.4.0 é compatível oficialmente com PHP 7.2. Também existe um patch oficial para usar o PHP 7.2 no Magento 1. Faça os testes primeiro em um ambiente separado para evitar problemas. Assim como o Magento, os módulos e customizações precisam ser compatíveis com o PHP 7. Apenas a título de curiosidade, o PHP 7.2 chega a ser quase 3 vezes mais rápido do que o PHP5.6. Vale a pena fazer esse upgrade.

Performance do PHP ao longo do tempo e como isso pode impactar sua Black Friday
Comparação de velocidade. Fonte.

2. Atualização e Manutenção

Isso é aquela coisa que todo mundo sabe e mesmo assim é difícil encontrar quem faça (infelizmente). Não estou dizendo para migrar sua loja de M1 para M2 agora, o que inclusive pode ser uma má ideia a tão poucos dias antes da Black Friday.

Mas manter o Magento e seus módulos atualizados é essencial para garantir estabilidade e segurança. 

Outra coisa que muita gente esquece é de limpar aquele módulo antigo que você nem usa mais na sua loja. Mesmo desabilitados, alguns módulos continuam “atrapalhando” o funcionamento da loja, sem contar que ocupa espaço em disco e pode gerar confusão. Quem aqui nunca pegou uma loja com 3 módulos diferentes da Cielo e 2 módulos diferentes de OneStepCheckout? 😒

3. Full Page Cache

Essa é uma tecnologia que aumenta muito a velocidade de uma loja virtual Magento. Além de aumentar a velocidade, ela também diminui o uso do processamento no servidor quando o cliente navega pelas páginas cacheadas. Consequentemente aumentando também o número de pessoas que seu servidor aguenta (podendo até triplicar). 

É importante mencionar que módulos de FPC devem ser SEMPRE testados em ambiente de desenvolvimento primeiro. É comum encontrar problemas como: Produtos que somem e voltam do carrinho; Sessões que parecem perdidas quando mudamos de página; E em casos mais graves, erro 404 na página do produto, e/ou categorias e/ou página inicial.

Mesmo com os problemas que citei acima, é um investimento importante (talvez o mais importante dessa lista). No Magento 1 existem soluções gratuitas e outras mais robustas. Dê preferência para as mais robustas por ser mais fácil de configurar e debugar. O Magento 2 também possui módulos mais robustos, mas também conta com uma solução nativa que vale a pena testar!

4. CDN (Content Delivery Network)

Usar um bom CDN também é essencial! O CDN, no geral, vai fazer o “cacheamento” dos conteúdos estáticos da sua loja. Isso economiza banda (transferência de dados) do seu servidor, e aumenta a velocidade. Geralmente o CDN distribuí os arquivos em diversas localizações e servem o arquivo que está em servidores mais próximos a localização do cliente. Em alguns casos, com um bom CDN, você pode configurar o FPC, otimização automática de imagens, compressão de CSS, HTML e JS, entre outras funções bem interessantes.

Vale dizer também que usar o CDN como seu servidor de DNS pode ser muito vantajoso. A grande parte dos CDNs permite que você configure Regras de Firewall. Mesmo seu servidor já tendo um firewall bem configurado, nada se compara a segurança de um firewall externo para lhe proteger de ataques DDoS e acessos indesejáveis.

A dica aqui vai para bloquear o acesso de países que você não vende (pelo menos temporariamente). Esses acessos, em alguns casos, podem atrapalhar o desempenho de sua loja. Só tome  bastante cuidado para não bloquear os países que estão os servidores dos serviços do Google e Redes Sociais importantes.

Contornando o problema

Para contornar isso você pode também criar regras de firewall permitindo o acesso por User-Agent dos países bloqueados, por exemplo.

Por se tratar de uma solução que envolve cache, é importante também realizar vários testes para evitar problemas com sessões e cache de blocos dinâmicos por exemplo. Mesmo assim, definitivamente é um investimento que vale a pena.

5. Cron (Tarefas Agendadas)

O Magento usa o Cron para executar tarefas periódicas que, em sua maioria, são importantes.

Disparo de emails transacionais, sincronização de produtos e pedidos com seu ERP/Marketplace, sincronização dos clientes cadastrados na Newsletter com sua ferramenta de Email Marketing, baixa de boletos pagos com atualização do status do pedido, limpezas, disparo de e-mails, entre outros.

Cada tarefa é executada uma vez a cada X minutos e demanda uma certa quantidade de recursos do servidor para ser processada.

A maior parte dessas tarefas são executadas muito rapidamente e não influenciam na performance do seu servidor. Mas pensando em economia de recursos (por menor que seja), vou deixar uma dica bem legal aqui abaixo para fazer um dia antes da Black Friday.

Para as dicas vamos usar um módulo. Não conheço uma solução gratuita para M2. Deixe nos comentários a solução que usou para M2. Acho que não preciso lembrar de novo que é importante testar em ambiente de desenvolvimento antes, preciso?

Para Magento 1: https://github.com/AOEpeople/Aoe_Scheduler

Aoe_Scheduler permite reorganizar as tarefas, melhorando sua performance para a Black Friday
Aoe_Scheduler para Magento 1

Com esse módulo conseguimos acompanhar facilmente a execução tarefas. Temos como ver de quanto em quanto tempo cada tarefa é executada, quanto tempo levou para executar e ainda se deu algum erro ao executar.

Indo além

Mas a cereja do bolo aqui é a opção de editar a periodicidade das tarefas ou pará-las. Com essa função você pode alterar e até pausar aquela tarefa que é executada de 5 em 5 minutos e que nem é tão importante para seu negócio durante o dia da Black Friday.

Uma tarefa que seria mais importante que é executada a cada 10 minutos, será que não poderia ser executada de 30 em 30 minutos?

Cada caso é um caso, mas isso pode dar sim uma aliviada no servidor para aumentar a quantidade de acessos simultâneos. Verifique também a frequência de atualização do Cron do Magento direto em seu servidor. Algumas vezes, alterar de minuto a minuto para 3 em 3 minutos pode dar uma ajuda também.

❗️Só tome cuidado para não aumentar muito o tempo a ponto de acumular muitas tarefas a serem executadas em um mesmo momento, o que pode ser ainda pior! Também não esqueça de voltar as alterações depois da promoção.

Conclusão

Com as dicas acima você conseguirá aumentar a velocidade da sua loja.

Mais velocidade significa mais vendas.

Faça os testes com seu Magento e comente aqui o antes e depois das implementações. Vou deixar alguns sites abaixo para testar a velocidade da sua loja.

Sucesso e boas vendas! =)

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
https://tools.pingdom.com/
https://www.webpagetest.org/

Confira também o experimento com Magento 2 e 42 mil produtos realizados aqui no Magenteiro.

Cesar Galvani
Últimos posts por Cesar Galvani (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/dicas-para-uma-black-friday-tranquila/"]