Cursos Magento

Principais diferenças do Magento Enterprise Edition

Atualizado em 15 de agosto de 2017

O Magento mais conhecido por todos é a versão Community Edition (CE), recentemente rebatizada como Open Source Edition. Esta é a versão mais usada no mundo e que pode ser baixada gratuitamente no site da Magento.

No entanto, existem outras versões do Magento, tais como Cloud Edition e Enterprise Edition.

Tanto o Magento Enterprise quanto o Magento Open Source possuem seu código aberto, e permitem modificações em seu código. No entanto a versão Enterprise é paga e possuí uma série de módulos criados pela própria Magento que traz uma série de recursos e benefícios. E é sobre os principais deles que vou falar a seguir:

Segmentação de clientes

Permite criar perfis de clientes com base nos seus atributos, histórico de compras, produtos da sua lista de desejos, localização, produtos que visualizaram, entre outras coisas. Uma vez criada, a segmentação pode ser usada na criação de promoções personalizadas, criação de áreas de conteúdo (placeholders) que exibem conteúdo e preços segmentados, entre outras funcionalidades integradas com outros recursos da versão Enterprise.

Quando bem utilizado é com certeza uma excelente ferramenta.

Reindexação incremental

A versão Enterprise também traz um sistema de reindexação mais rápido e incremental. O processo de reindexação no Magento costuma ser um problema em lojas com mais de 30 mil produtos e a versão Enterprise vai muito bem em alguns destes cenários, ainda que hoje existam várias formas de se contornar o problema.

Trocas e Devoluções (RMA)

Return Management Authorization (RMA) permite configurar e gerenciar trocas e devoluções de produtos na sua loja.

Pontos de Recompensa

Módulo que permite bonificar seus clientes de diversas formas, como por exemplo na assinatura de uma newsletter, na indicação de um amigo, na indicação de um amigo que realizou uma compra, na finalização de compra, e vários outros eventos. Você ainda pode definir quanto vale cada ponto na sua loja, bem como a política de troca, expiração dos pontos, etc.

Lista de Presentes públicas

Na versão Enterprise é muito fácil criar listas de casamento, chá de bebê, ou qualquer outra lista que possa ser compartilhada, e também com uma busca de listas no site.

Visual Merchandising

Permite reorganizar as categorias com recurso de drag-and-drop (clique e arraste), além de permitir organizar os produtos nas categorias de forma automática com base nos seus atributos (como marca, preço, etc).

Suporte da Magento

Conta com o suporte 24×7 (em inglês) do próprio time da Magento para resolver problemas técnicos ou não.

 

Quanto custa?

A precificação do Magento Enterprise muda quase todos os anos, inclusive a forma de precificação. A licença é cobrada de forma anual, e varia com base no faturamento bruto anual do cliente, começando em USD 22.000/ano para clientes com faturamento abaixo de USD 1 milhão/ano.

Para obter os valores corretos e atualizados para seu negócio, é recomendável que entre em contato com um solution partner ou empresa autorizada a vender licença Magento Enterprise.

Outros recursos

Existem muitos outros recursos  da Enterprise Edition que não estão listados acima. Você pode encontrar uma lista de outros recursos na lista de recursos do Magento Enterprise Edition 2.1.

Há ainda um comparativo que embora antigo, gosto bastante e compartilho com vocês aqui:

Comparativo de Recursos

Considerações Finais

Na minha opinião, o Magento Enterprise é sem dúvida uma grande ferramenta. O suporte da equipe do Magento e sua robustez são diferenciais importantes em grandes operações. No entanto, se apenas alguns dos recursos da versão paga faz sentido, sabemos que existem módulos que podem, de certa forma substituir boa parte dos recursos da versão Enterprise. Ainda mais se considerarmos que o Magento 1.x – que possuí muito mais módulos disponíveis, principalmente no Brasil – não é mais comercializado na versão Enterprise.

De forma ainda mais resumida, o Magento Enterprise faz total sentido para operações de médio e grande porte, geralmente acompanhados de uma consultoria especializada feita por um parceiro de soluções local ou por uma empresa de confiança. Consequentemente, faz pouco ou nenhum sentido para a maior parte dos e-commerces desta enorme cauda longa.

 

 

Links externos:

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/principais-diferencas-do-magento-enterprise-edition/"]