Cursos Magento

Como montar uma loja Magento nos dias de hoje

, ,

Publicado em 18 de maio de 2022

Criar uma loja Magento ou começar a usar a plataforma pode ser algo bem desafiador. Isto é, se você não tiver a ajuda necessária ou tempo para aprender um pouco mais sobre ele.

Adobe Commerce, Adobe Commerce Cloud ou Magento Open Source

O Magento é servido em pelo menos 3 diferentes “sabores”. Cada um deles traz consigo uma série de recursos (módulos) e preços.

Magento Open Source

É a versão mais utilizada. Você pode baixa-lo gratuitamente no site da Adobe ou no Github. Também pode instalá-la em um provedor de hospedagem especializado em Magento ou mesmo na sua máquina local.

Adobe Commerce e Adode Commerce Cloud

O Adobe Commerce traz uma série de módulos e recursos avançados que não estão disponíveis na versão gratuita. Assim como a versão Open Source, é possível customizá-lo e ver todo seu código-fonte.

Na versão Cloud, você utiliza a infraestrutura da Adobe em conjunto com o Adobe Commerce.

Quanto custa montar uma loja Magento? E a licença?

A versão Open Source é gratuita, e você paga apenas o custo da hospedagem que utilizar. Não há limite de uso, faturamento, número de produtos, pageviews, faturamento, etc.

Já o preço de licenciamento das demais versões, você só conseguirá saber o valor se entrar em contato com a Adobe ou seus parceiros. Fatores como faturamento, número de pedidos, módulos e recursos que serão ativados, e muitos outros são levados em conta.

Em linhas gerais, e em outras pesquisas, o valor das versões Commerce e Cloud iniciam em USD 29.000 por ano. Mas não se surpreenda se ele variar significativamente para seu cenário e com o passar do tempo.

Outros custos envolvidos em um e-commerce

Estes não serão os únicos custos de sua operação com Magento. Você deve adicionar custos do registro de domínio, hospedagem, marketing, temas e extensões. Exceto no caso da versão Cloud, que o custo da hospedagem esta incluído na maior parte dos casos.

Além disso, você deve considerar o custo de desenvolvimento e manutenção. Isto é, o quanto vai lhe custar para desenvolver as customizações necessárias e aplicar correções futuras.

Veja um rápido infográfico geral destas estimativas:

Custos mensais de um e-commerce Magento Open Source (infográfico)

Disclaimer

  1. todos os itens podem variar significativamente de acordo com suas escolhas e necessidades. O quanto você investirá em Marketing, Manutenção e desenvolvimento também é relativo.
  2. Certamente existem cenários reais com custos menores que o mínimo ou mais altos que o valor máximo. Meu objetivo foi mostrar a média da realidade do que vi nos últimos anos. Isso pode servir como base para quem quer começar uma operação em Magento.
  3. O valor mínimo de hospedagem raramente atenderá os requisitos de uma loja Magento, mas é comum encontrar lojas nesse cenário.

Requisitos Técnicos

Além do PHP, é necessário banco de dados Mysql (ou MariaDB), e ElasticSearch. A lista completa de requisitos e compatibilidade com outros softwares você encontra aqui.

O que preciso para montar uma loja Magento Open Source?

O Magento não vem pronto para o mercado brasileiro e nem com um tema ou interface bonita para seus visitantes. Você precisará instalar módulos de pagamento, integração com correios, e pacotes de tradução para o Português.

Além disso, algumas customizações precisam ser feitas para a nossa realidade brasileira.

Por onde começo então?

Uma forma de cortar parte do caminho na sua jornada, é usar a Fire Store. Trata-se de uma loja Magento pronta para o mercado brasileiro.

Ela traz integração com PagSeguro UOL, Correios, tradução para o Português, e uma série de customizações e correções para o nosso mercado.

Uma vez que você instala e configura a Fire Store, bastará escolher um tema e personalizá-lo de acordo com suas necessidades.

Magento Open Source vs. SaaS

Existem plataformas onde você pode pagar uma mensalidade e começar a configurar sua loja no mesmo dia. Elas são as plataformas SaaS. Em outras palavras, Software como Serviço (Software as a Service).

Nestas plataformas podemos escolher temas e configurar formas de pagamento pré existentes para nossa loja. Tudo isso sem ter conhecimento técnico algum. Em poucas horas é possível ter uma loja “pronta” e com custos bem convidativos.

No entanto, customizações avançadas e específicas na maior parte das vezes não são possíveis. Eventualmente pagaremos a mais por número de visitas, pedidos, produtos e faturamento. Além disso, as regras e precificações podem mudar. Recursos essenciais para seu negócio podem custar a mais no mês seguinte.

Em casos mais extremos, o segmento daquilo que você vende pode passar a ir contra as políticas da plataforma, e você precisará migrar rapidamente.

Enfim, a loja não é realmente sua. Além disso, o desenvolvimento, correções e manutenção no núcleo da plataforma sempre será feito por uma única empresa.

Ao optar por Magento ou outra solução de código aberto, você passa a ter controle de sua loja. Consequentemente, se fizer más escolhas de infraestrutura, e no desenvolvimento, terá que resolver dentro de casa.

No Magento podemos desenvolver o que queremos e até mesmo trocar de desenvolvedores e prestadores de serviço quando julgarmos necessário. Existem centenas de milhares de desenvolvedores e empresas especializadas em Magento mundo afora.

Sem conhecimento técnico algum, consigo montar uma loja Magento?

Sim. Como podemos ver no curso gratuito Instalando e Configurando uma loja Magento 2 para o Brasil, isto é possível.

Mas para manter e customizar sua loja, você precisará ao menos de um desenvolvedor ou empresa parceira. Isto é essencial para que sua loja se mantenha sempre atualizada e livre de falhas de segurança conhecidas.

É altamente recomendável que você conheça os recursos disponíveis no Magento antes de comprar módulos ou solicitar qualquer serviço de desenvolvimento.

O artigo de hoje foi uma sugestão de Regina Grell do Grupo Expirity. Quer sugerir um artigo? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco. Aproveite para se inscrever nos nossos cursos, fazer parte da nossa comunidade de alunos e conversar com alunos certificados.

Pronto(a) para começar?

Conte nos comentários o que achou, e compartilhe com a gente o URL da sua loja quando ela estiver pronta.

E não deixe de ler os artigos abaixo, especialmente os dois primeiros:

Um grande abraço e até a próxima.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/como-montar-uma-loja-magento/"]