Cursos Magento

Temas Magento – Tudo que você precisa saber antes de escolher o próximo

, ,

Atualizado em 24 de agosto de 2022

Para a maioria das novas lojas virtuais, a escolha de um tema para Magento é uma das primeiras etapas na sua concepção. No entanto, essa decisão pode representar dores de cabeça duradouras e comprometer seriamente a operação da loja.

Quando optamos por um tema pronto para nosso e-commerce – seja Magento 1, Magento 2 ou mesmo “outra plataforma” – o que você está fazendo aqui?, rs – geralmente precisamos seguir as instruções de instalação.

Essas instruções podem ir desde a criação manual de blocos estáticos, páginas, e algumas configurações no admin, até a modificação de arquivos do core do Magento e execução de scripts SQL.

Além disso, a maioria dos temas para Magento dependem de outros módulos – que na maioria das vezes vem no mesmo pacote. Esses módulos frequentemente criam novos atributos e modificam tabelas existentes. Inclusive em alguns temas, o grande diferencial são os módulos que nele estão incluídos. Alguns trazem experiências de checkout diferentes, construtor de páginas (page builder), adicionar ao carrinho com ajax, mega menu, localizador de lojas, e muito mais.


O que você vai encontrar aqui (índice):


Cuidados ao escolher um tema

Se você já mexe com Magento há algum tempo, ou já fez um dos meus cursos por aqui, já deve ter dado alguns pulos da cadeira no terceiro parágrafo desse texto.

Basicamente, ao comprar ou baixar um tema, é importante entendermos e analisar quais módulos ele instala e quais scripts de setup são executados. Além disso, é importantíssimo que este novo tema e seus módulos, não sobrescrevam nenhum arquivo existente na plataforma.

Veja os 4 cuidados ao se instalar um módulo ou tema Magento.

Sim, requer um “pinguinho” de conhecimento técnico pelo menos para saber onde ficam os arquivos de setup dos módulos e onde ficam os arquivos do core do Magento. Mas não é disso que vamos falar aqui hoje.

Em todo caso, se este for o seu caso, pelo menos certifique-se de fazer backup de tudo antes de instalar ou testar cada tema. E boa sorte. :O

O que eu busco em um tema?

Como disse, os recursos e módulos que um tema pode trazer são sempre bem-vindos, desde que funcionem e estejam bem desenvolvidos.

1. Tem garantia de reembolso?

Obviamente, só temos como testar e analisar o código depois que compramos/baixamos o tema (ou módulo). No entanto, muitos sites oferecem garantia de devolução do dinheiro, e isso é a primeira coisa que vejo antes de comprar um tema.

2. Quem já comprou? Gostaram?

Outro item que vejo é o número de vendas do tema, ou seja, quantas pessoas já compraram. Isso é um indicador importante de popularidade e qualidade.

3. Tem suporte? O que dizem por aí?

Além de olhar os reviews em busca de comentários sobre a qualidade, também busco nos comentários o que falam sobre o suporte.

O suporte geralmente garante que bugs e problemas não esperados sejam corrigidos, além de nos auxiliar em dúvidas não cobertas na documentação.

Fique de olho no tempo de suporte incluído na sua compra. Em alguns casos, o suporte é válido apenas por 30 dias, e isso pode não ser tempo suficiente para terminar a implementação do tema na sua loja e realizar todos os testes necessários. Nesses casos, você terá que contratar suporte adicional, ou se virar para corrigir os bugs.

4. O histórico de atualização fala por si só

Em muitos marketplaces é possível visualizar o histórico completo de atualização do módulo/tema.

Sempre verifico se o módulo ou tema é frequentemente atualizado. Nenhum tema é perfeito e nunca ficará livre de bugs. Estamos falando de software, lembra?

No entanto, se o tema é frequentemente atualizado, geralmente significa que os desenvolvedores estão ali, e estão dando atenção às correções e melhorias solicitadas pelos seus usuários.

5. O que vem com ele? Preciso de tudo isso?

Como comentei lá em cima, muitos módulos trazem uma “cacetada” de novos recursos, e muitos deles não preciso e nunca vou precisar.

Estes recursos extra geralmente são módulos separados que vem junto com o tema. Se for algo que o tema depende para funcionar – mesmo quando desativado – será mais um módulo que poderá impactar a performance e manutenção da loja. Em outros casos, basta desativar o módulo extra no XML ou no bin/magento (Magento 2).

Temas poupam tempo, mas você ainda terá algum trabalho

Mesmo depois de seguir as dicas acima pra se escolher um bom tema, saiba que ainda terá bastante trabalho pela frente.

Mesmo os temas mais populares estão cheios de bugs e problemas. É isso mesmo. Pelo menos todos os temas que comprei e usei até hoje, precisaram de ajustes e correções para resolver problemas básicos (como Warnings e Notices do PHP dos mais diversos tipos).

Isso ocorre em geral, porque a maioria dos desenvolvedores não ativa os erros e o modo desenvolvedor na hora de desenvolver o tema.

E eu já espero por isso quando compro um tema. Por isso sei que vou precisar separar algumas horas para corrigir estes problemas. Você pode até acionar o suporte, mas é provável que digam “desative a exibição de erros para corrigir o problema”.

Se você não é um desenvolvedor, ou se faz parte do grupo que testa tudo direto no servidor da hospedagem, não terá esse tipo de problema. Afinal, a exibição de erros já está desabilitada e/ou seu Magento está rodando em modo produção. Apenas lembre-se de fazer um backup antes. Nesse caso você estará cometendo um dos 6 maiores erros de uma loja Magento. Mas isso é assunto pra outro dia. 🙂

Se você já fez um dos meus cursos de desenvolvimento para Magento, provavelmente já tem a exibição de erros ativa e poderá fazer as correções e ajustes conforme forem surgindo. Geralmente não é nada de outro mundo.


Gratuitos ou pagos: Onde encontrar temas para Magento?

No Google, uai!

É brincadeira, tá?

Brincadeiras a parte, separei uma lista de lugares onde você pode encontrar temas para Magento 1 e 2.

Alguns dos sites abaixo usam link de afiliado. Eventualmente você ganha descontos por usá-los (além de contribuir com o Magenteiro).

1. Envato / Theme Forest

Acho que o Theme Forest é um dos mais antigos que conheço. E já fiz algumas aquisições por lá. Inclusive tenho a assinatura anual do Elements, que dá acesso a milhares de Videos, Fotos, Gráficos, Templates Web e outras coisas que me inspiram bastante na construção de sites, cursos e materiais aqui pro Magenteiro.

A política de reembolso não é garantida a menos que quebre uma das cláusulas de garantia dadas por cada autor. Embora você ainda possa solicitar o reembolso arbitrário pela equipe Envato. Por isso, busque pelos temas mais populares, com boas avaliações e use o suporte quando precisar.

No momento que escrevo, o Theme Forest tem 700 temas para Magento 1 e Magento 2.

2. Template Monster

Acredito que o Template Monster é o segundo maior site de templates existentes hoje. Um dos diferenciais na minha opinião, é o programa de fidelidade, que dá descontos progressivos a partir da sua segunda compra.

No momento que escrevo este artigo, o Template Monster possuí cerca de 500 templates para Magento disponíveis.

Eles também trazem uma amostra com 10 temas grátis para Magento 1 e 2.

A política de reembolso é similar à do site anterior, ou seja, inexistente a menos que se trate de defeito ou bug não corrigido pelo autor em até 72 horas. Ou caso o tema não seja como descrito e reportado em até 14 dias.

3. Hidden Techies – Temas acessíveis para Magento 2

A Hidden Techies traz poucos temas comparados com seus competidores, porém são relativamente baratos quando comparados com os outros.

Política de reembolso de 14 dias, 6 meses de suporte e atualizações para o resto da vida, programa de fidelidade e instalação gratuita são alguns de seus diferenciais.

No momento que escrevo, a Hidden Techies oferece cerca de 60 temas para Magento 2.

Eles também oferecem 5 temas grátis para Magento 2.

4. Terra do Programador

A Land of Coder também oferece cerca de 25 templates para Magento 2, sendo muitos deles gratuitos.

Além disso também oferecem 30 dias de garantia na devolução do dinheiro, 1 ano de suporte, e atualizações gratuitas.

5. Plaza

A Plaza Themes tem a maioria dos seus temas listados no Envato (mostrados ali em cima). Foi assim que eu os conheci.

No entanto, se você não quer pagar a assinatura do Envato, esta pode ser um pouco mais em conta.

Com planos a partir de USD 99,00 você tem acesso por 3 meses à todos os 30+ temas para Magento 2. Você também pode comprar os temas individualmente por cerca de USD 59.

A Plaza Themes também oferece 30 dias de garantia com devolução do dinheiro.

6. Magentech

Oferecem alguns temas grátis para Magento e Prestashop.

Além disso também possuem cerca de 20+ temas para Magento 2 que você pode comprar individualmente ou adquirir acesso à todos os temas à partir de USD 99 por 3 meses.

O único ponto negativo que notei é que aparentemente você precisa pagar mais USD 19 para remover os créditos dos seus temas, o que soou estranho para temas de código aberto.

A Magentech oferece 7 dias de garantia com devolução do valor pago após justificar a razão. Leias as condições atentamente.


Um meio termo aos temas prontos. (Vale a leitura)

Com um pouco mais de tempo e boa vontade, você pode expandir o conhecimento e a variedade de temas disponíveis. Uma boa alternativa pode ser buscar temas em HTML e não apenas temas para Magento.

Por exemplo, no Envato Elements que comentei. Lá você tem acesso a cerca de 1640 templates de sites para download em uma única assinatura. Muitos deles são responsivos, outros usam Bootstrap, e quase 1/3 deles trazem os arquivos PSD junto.

Mais de 1600 templates HTML, um preço, mais flexibilidade, menos erros, maior controle, e muitas vantagens.

No curso de Front End para Magento eu mostro como criar um tema do zero com Bootstrap 4 (para Magento 1.9.x). Ou seja, seria possível usar um desses milhares de templates e criar o seu tema personalizado.

Além de ter um tema personalizado, certamente terá algo mais leve, objetivo e de acordo com suas necessidades. E claro, poderá vender ele depois em algum marketplace de temas e ganhar algum dinheiro. 🙂

Considerações Finais

A escolha de um tema para sua loja é algo delicado e vai muito além do fator visual. Em poucas palavras, não adianta ser bonito se for mal desenvolvido.

Temas podem ser pesados, complexos e trazer erros escondidos. Além disso ainda podem trazer problemas silenciosos que só aparecerão depois, comprometendo futuros módulos e desenvolvimentos.

Se você sabe criar temas para Magento e tem um pouco de tempo para fazer direito, os temas em HTML podem ser seu maior aliado. Pouparão seu tempo, serão leves e sob medida para suas necessidades.

Por outro lado, se você não faz parte deste grupo e não possuí o conhecimento técnico, contratar um desenvolvedor ou empresa especializada pode ser a melhor saída. Mesmo que opte pelo tema pronto, considere pedir auxílio para validar as boas práticas e instalar o mesmo.

Em geral, uma instalação e validação de tema em uma loja nova não devem lhe custar mais que 2 ou 3 horas de um bom profissional. Claro, se não houverem modificações a serem feitas. Não arrisque pular esta etapa.

Se precisar de indicações, mande um e-mail e divulgarei seu contato e necessidades em um dos grupos secretos de alunos aqui do Magenteiro.com. Os principais cursos contam com grupos secretos onde trocamos informações e oportunidades. Provavelmente alguém se interessará em ajudá-lo.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário, compartilhe e ajude outros conteúdos como este a chegarem por aqui.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/temas-para-magento/"]