Cursos Magento

Magento é só para os grandes? Não mais. Comece aqui.

Atualizado em 28 de outubro de 2020

Criar uma loja Magento é o sonho de qualquer lojista que inicia um negócio de e-commerce. Qualquer um que comece a buscar plataformas de e-commerce gratuitas ou open source logo encontra ele como uma boa opção.

Mas montar uma loja Magento costuma ser caro e exige muito conhecimento técnico.

Será mesmo?

História do Magento resumida

Ele é uma das soluções de código aberto (open source) mais antigas da sua categoria, e existe desde 2007. Inicialmente fundado e mantido pela Varien, já foi vendido para o eBay e para o grupo de investimentos Permira. Em 2018 a Adobe o comprou por $1.68 bi, mais de 5x o valor pago na aquisição anterior 3 anos antes.

Complexo para quem quer só uma lojinha

Vejo que o Magento tem perdido mercado no mundo dos pequenos negócios. Cada vez mais tem deixado de ser a escolha recomendada por agências e desenvolvedores para clientes com pouca verba ou interessados apenas em “experimentar” o mundo do comércio eletrônico.

Mesmo desenvolvedores mais experientes costumam concordar que o Magento se tornou complexo até mesmo para tarefas ou customizações pequenas, ao se referirem à (não tão) nova versão 2.x da plataforma.

A complexidade técnica consequentemente encarece a mão de obra que se torna especializada e escassa. Ou simplesmente requer mais horas de desenvolvimento e estudos para realizar modificações na ferramenta.

Em paralelo a isso, versões mais recentes da plataforma requerem servidores mais potentes e softwares específicos que nem sempre são encontrados em serviços de hospedagem convencionais e de baixo custo.

E em outros casos, mesmo aqueles que já optaram pela plataforma sequer conhecem os recursos oferecidos por ela, tornando verdadeira a famosa frase “muita areia para o meu caminhãozinho”.

Para quem quer nadar com tubarões

O Magento tem sido a escolha de grandes players do comércio eletrônico. Cada vez mais, grandes marcas nacionais e internacionais optam pela plataforma. No Brasil o primeiro grande caso de sucesso (ainda em 2015) foi a Saraiva. Mas obviamente muitos outros surgiram depois. Sephora, Samsung, Havan, Pernambucanas, Droga Raia, Ambev, Nestlé, para falar alguns.

Os recursos nativos da plataforma geralmente fazem ela sair na frente em praticamente qualquer RFP (Request for Proposal 1).

A maior parte dos grandes casos e grandes empresas optam pela versão Commerce (versão paga) da plataforma. Ela oferece uma série de recursos “premium” como construtor de páginas, integrações, maior aderência à normas de segurança e suporte oficial da Adobe. Além disso, o desenvolvimento destas lojas geralmente é feito por empresas e profissionais certificados.

Embora usar o Magento Commerce e ter uma empresa certificada para desenvolver sua solução possa ser caro para qualquer pequeno (e médio) lojista, a versão Open Source está à disposição de todos e é a base usada em grandes lojas como as que vimos acima e milhares de outras ao redor do mundo. Obviamente, é necessário ter algum conhecimento para desenvolver com ele.

Isto significa que ao vencer os desafios e barreiras de entrada para utilizar a plataforma, você terá uma plataforma robusta e com boa parte dos recursos usados por empresas de peso do seu setor à sua disposição.

Temas, módulos e customizações geralmente são compatíveis com ambas as versões. Além disso, os principais recursos como promoções, integrações, controle de estoque, APIs e tantos outros, estão disponíveis em ambas as versões.

Mas será que é possível criar uma loja Magento pronta para o Brasil sem ter conhecimento técnico?

1 RFP, ou Request for proposal, é um documento com requisitos e necessidades específicas de um negócio usado por empresas em busca de fornecedores.

Encarando o desafio e montando uma Loja Magento

Tentando responder a pergunta acima me desafiei a criar uma loja Magento 2 para o mercado brasileiro.

Isso envolveria algumas customizações como a customização das linhas de endereço, integração com correios, recurso de completar o endereço à partir do CEP, configuração de meios de pagamento, e algumas configurações de segurança e performance.

O resultado foi claro: não é era possível.

Embora fosse possível encontrar alguns módulos e customizações prontas, elas geralmente continham erros ou não eram compatíveis com a última versão do Magento que eu me propus a instalar. Além disso, até mesmo encontrar uma hospedagem especializada em Magento que tivesse suporte à ElasticSearch 7+ (requisito para versão 2.4 ou superior) também se mostrou desafiador na época.

Montar uma loja usando a última versão do Magento não é possível sem um bom conhecimento técnico sobre a estrutura por trás do Magento.

Loja Pronta Magento para todos

Com as correções e customizações feitas e a loja criada, decidi torná-la pública. Ou seja, disponível para quem quiser uma loja Magento 2 pronta para o mercado nacional.

Assim nasceu a Fire Store.

Loja pronta Magento 2

Uma loja pronta para o mercado brasileiro, que já traz nativamente algumas soluções e integrações prontas. Entre elas:

  • Integração com Correios e PagSeguro
  • Autocompletar de CEP
  • Linhas de endereço amigáveis
  • Traduzida para o Português
  • Disparo de e-mails
  • Máscaras de telefone
  • e outros recursos, configurações e correções

Disponibilizar a loja pronta não seria suficiente para a maioria dos interessados, especialmente aqueles que não possuem conhecimento técnico para instalar e configurar um servidor com uma loja Magento.

Por isso criei um curso onde mostro como contratar todos os serviços que você precisa para montar uma loja Magento 2, e como baixar e instalar a Fire Store.

Em outras palavras, guiarei você a cada aula com um passo a passo explicando desde a contratação dos serviços essenciais até a configuração da loja, com cada comando necessário para instalar e configurar uma loja Magento pronta para vender.

Você pode acessar o curso inteiro gratuitamente neste link.

No vídeo acima (que você também encontra no outro link), poderá ver mais sobre a Fire Store e os recursos disponíveis.

Espero que goste. Venda sem moderação.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/loja-magento-como-criar-uma/"]