Cursos Magento

O Fim do Magento Open Source

Publicado em 20 de setembro de 2021

Muito tem se falado sobre o fim do Magento Open Source nas redes sociais. E muito sobre este assunto pode estar sendo mal interpretado.

No mundo Open Source, sempre que um produto muda de mãos, sua comunidade reage com incertezas. Com a aquisição da Magento pela Adobe em 2018, isso não foi diferente.

Neste caso, a Adobe se prontificou a anunciar que isso não aconteceria. “Juntos, vamos aprofundar nosso compromisso com o desenvolvimento aberto, orientado à experiência do desenvolvedor.”, disse Matt Asay – líder de desenvolvimento da Adobe.

De fato, o Magento Open Source não está anunciado para acabar.

A fonte da especulação mais recente

A base para voltarmos a falar no assunto se deu principalmente por conta desta apresentação no Adobe Summit 2021.

Slide da apresentação do Adobe Summit mostrando o Adobe I/O

Foi apontado que, o arquiteto líder do Magento Commerce teria anunciado uma nova solução baseada em microserviços. Esta solução transformaria todas as partes PHP do Magento em microserviços dentro do Adobe I/O. Em outras palavras, o Magento como conhecemos deixaria de existir.

Particularmente, não enxerguei na apresentação acima o fim do Magento Open Source nem a substituição de todas as partes PHP em microserviços. Ao invés disso, o Magento continua fazendo parte de toda solução, e mais ligado ainda à outros serviços oferecidos pela Adobe. Uma outra apresentação feita em Setembro/2020 também mostra o empenho da Adobe em integrar a plataforma com o Adobe Experience Manager.

A falta de um roadmap público para o Magento Open Source, e outras insatisfações da comunidade também são razões apontadas para incerteza. Os desenvolvedores estariam insatisfeitos o ritmo de novas contribuições e evoluções da plataforma.

O futuro do Magento

A fim de garantir o futuro da versão Open Source, alguns desenvolvedores fizeram uma carta aberta para toda comunidade. Na verdade, fizeram um pouco mais que isso…

Eles planejam iniciar um fork do Magento Open Source e dar um futuro “mais brilhante” para o produto. Crentes que o Magento Open Source será abandonado pela Adobe, há a intenção de manter compatibilidade com as versões oficiais enquanto ela existir. Algo similar com o que foi feito no projeto OpenMage com o fim do suporte ao Magento 1.x.

O principal objetivo seria o de evoluir o Magento sem microserviços, da forma como é usado por grande parte de lojas pequenas e médias.

A iniciativa, batizada de Mage Open Source Community Alliance tem o apoio de grandes nomes. Incluindo e (de certa forma) liderada pelo Vinai Kopp – um dos mais certificados desenvolvedores Magento do mundo, e instrutor do Magenteiro.

No momento que escrevo este artigo, 1370 profissionais do mundo Magento já aderiram ao projeto, anunciado há menos de uma semana.

Resposta Adobe

4 dias depois da publicação da carta, Matthew Zimmerman (Senior Director – Adobe Commerce Product Engineering) reforçou que não há planos para abandonar o Magento Open Source.

O tweet acima ganhou comentários aquecidos e construtivos envolvendo o próprio Vinai Kopp, Igor Miniailo (chefe de arquitetos do Adobe Commerce) e outros líderes do projeto Mage Open.

Resumo

Oficialmente, e no meu entendimento sobre as apresentações que vi, a Adobe não tem planos de encerrar a versão Open Source do Magento.

Ainda que isso seja verdade, a incorreta manutenção e clareza dos planos podem tornar qualquer projeto open source depreciado. E isto é o principal (se não o único) argumento válido em tudo que li sobre a discussão.

A falta na aprovação ou acompanhamento das contribuições de código, e a não evolução de algumas partes do código (como do tema Luma) seriam alguns desses motivos.

A comunidade Magento é composta por mais de 315 mil desenvolvedores que contribuem de várias formas com o projeto. Somente no último mês, mais de 50 contribuições foram aprovadas e 1.283 arquivos foram alterados no Magento Open Source.

Clonar um projeto como este e mantê-lo de forma consistente é algo trabalhoso. Mais de 8600 forks já foram realizados a fim de estender ou contribuir com o projeto original no Github.

No entanto, a iniciativa Mage Open Source até o momento é a mais próxima de se tornar um fork bem sucedido do Magento Open Source. Mesmo que este fork sequer exista (ainda), a iniciativa têm grandes nomes como mantenedores.

De um jeito ou de outro, a comunidade Magento Open Source terá muito a ganhar com as contribuições trazidas por eles.

Será que no futuro nossas lojas serão Mage Open, ao invés de Magento Open Source?

Deixe seu comentário.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/o-fim-do-magento-open-source/"]