Cursos Magento

Magento 1.x(OpenMage) ainda é uma boa opção. Entenda quando e porquê.

, ,

Publicado em 04 de maio de 2022

Esta semana tive que realizar uma atualização importante em um servidor bem antigo. Tratava-se do servidor onde hospedo a loja de demonstração das integrações com PagSeguro e Magento 1.x que forneço desde 2014.

O servidor, ainda com CentOs 6, estava dando cada vez mais trabalho para atualizar os certificados SSL. Além disso, ele ainda estava em uma área defasada da hospedagem, usando um painel de controle obsoleto e sem os recursos que precisava.

Após cerca de 6 anos em uso, era chegada a hora de destruí-lo e criar um novo.

OpenMage logo

Aproveitei também para atualizar o Magento 1.x e usar o OpenMage LTS. Trata-se de uma das soluções para quem deseja continuar usando o Magento 1.x mesmo após ele ter sido abandonado pela Adobe.

A melhor alternativa ao fim do suporte oficial

O Magento 1.x foi descontinuado pela Adobe em Junho de 2020. Isto é, cerca de 5 anos após o lançamento da primeira versão do seu sucessor, o Magento 2. Isto quer dizer que desde esta data, a Adobe não realiza mais correções de segurança ou melhorias na plataforma antiga.

Uma iniciativa chamada OpenMage LTS foi criada pela comunidade a fim de estender o suporte ao Magento 1.x por pelo menos mais 5 anos (até 2025), garantindo melhorias e correções de segurança. Isto daria mais tempo para lojistas (como o Magenteiro.com) migrarem suas lojas, já que as versões estáveis do Magento 2.x só surgiram pouco antes do fim do suporte da Adobe.

Uma surpresa óbvia

Voltando para minha tarefa inicial, o servidor em questão foi recriado do zero. Agora usa a versão atual do CentOS, e novas versões de PHP e banco de dados MySql. No entanto, os recursos do servidor ainda são os mesmos. Seus simples 2Gb de Ram em uma hospedagem ridiculamente barata e ruim foram mais que o suficiente para me surpreender em sua “performance”.

São poucos os projetos Magento 1.x que ainda tenho contato. Hoje passo a maior parte do tempo envolvido nos cursos e módulos para Magento 2.x – a mais recente versão da plataforma. Tocar no desenvolvimento para Magento 1.x me trouxe algumas “surpresas esperadas”.

Além do projeto OpenMage cobrir falhas de segurança conhecidas, ele tem uma interface atualizada e mais agradável que o Magento 1.x original (que pode ser desabilitada no admin).

Screenshot área administrativa OpenMage LTS

Um desenvolvimento menos burocrático

É quase imperativo que o desenvolvimento em Magento 2.x deva ocorrer usando Docker ou similar. Cada release do novo Magento possui uma série de requisitos específicos que muda a cada release, mesmo que minoritário (ex: 2.4.3 para 2.4.4). Além da mudança da stack de desenvolvimento, nem todos os componentes estão disponíveis nestas versões em soluções prontas de ambiente como MAMP, XAMPP, WAMP e afins.

Por outro lado, no OpenMage e no Magento 1.x, um simples PHP (7.x ou 8.x) com MySQL (5.6 ou 8) são geralmente suficientes para a maior parte das necessidades. Uma hospedagem mais simples nos dias de hoje pode atender os requisitos da loja por um bom tempo sem maiores problemas e com um valor menor.

Além disso, é possível desenvolver e instalar temas, módulos, pacotes de tradução de forma instantânea. Isto é, sem precisar recompilar códigos e limpar caches. Cache? Bom, você pode deixá-los desabilitados enquanto desenvolve no OpenMage ou no Magento 1.x. No Magento 2.x, nem pensar. E isso é um grande atraso para desenvolvedores na nova plataforma.

Em poucas horas, em meu ambiente local eu já tinha configurado nosso OpenMage com meio de pagamento e traduções. E também fiz o setup de um multi loja, usando 3 módulos de checkout diferentes (um para cada loja).

Como o objetivo era o de demonstrar o funcionamento da integração PagSeguro com Magento, foram instalados ainda o OneStepCheckout da Inovarti (gratuito), e o FireCheckout da Swissuplabs (pago, mas com desconto para alunos Magenteiro). Além é claro, do checkout nativo do Magento 1.x.

Legal, Ricardo. Mas ainda tem loja usando Magento 1.x ou OpenMage? O futuro é Magento 2.x né?

Lojas com Magento 1.x ainda são maioria. Mas não se engane.

Nas nossas integrações PagSeguro, as lojas Magento 1.x e OpenMage ainda são a grande maioria. Tanto em número de pedidos quanto em faturamento total. No mês de Abril/22 por exemplo, o Magento 1.x representava 62% do total dos pedidos de lojas Magento.

Mas não se engane. Nossa integração PagSeguro para Magento 1.x existe há muito mais tempo que as disponíveis para o novo Magento, e muitos são clientes antigos.

Além disso, o ticket médio de lojas em Magento 2.x que usam nossas integrações PagSeguro em Abril/22 se mostrou 33,5% maior que lojas em Magento 1.x, e 202% maior que lojas em Woocommerce. 1

Mas será que ainda vale a pena começar um projeto com Magento 1.x ou OpenMage? Vou falar disso logo mais. Antes vamos falar de migração de Magento 1.x pra 2.x.

1 Tenha em mente que a plataforma é apenas um dos fatores de sucesso de uma loja, e o ticket médio não reflete o sucesso da mesma. Marketing, layout, usabilidade, serviço ao cliente, tipo de produto, margem de lucro, taxa de conversão, e muitos outros são os fatores devem ser levados em consideração.

Migrando para Magento 2.x – um novo projeto

Se você pensa em começar uma nova loja com Magento 1.x ou OpenMage, saiba que a atualização para a nova versão não é algo corriqueiro ou simples de ser feito.

A migração de uma loja Magento 1.x deve ser encarada como uma migração de plataforma. Isto porque todos os módulos e temas comprados, desenvolvidos, ou customizados precisarão ser recriados seguindo um novo padrão de desenvolvimento.

Lojas feitas na nova plataforma também precisam de um conjunto de componentes que nem sempre estão presentes em hospedagens comuns ou de baixo custo. Preparar para um upgrade ou a contratação de um provedor especializado em Magento pode ser necessário.

A manutenção e atualização destas lojas também passa a ser mais complexa e requer mão de obra especializada. Esta mão de obra também tende a custar mais caro, pois a curva de aprendizado é maior.

Isto ocorre porque o tempo que um desenvolvedor leva para conseguir realizar manutenções e customizações em uma loja Magento 2 é muito maior que o que acontecia no passado. Embora treinamentos de desenvolvimento para a nova plataforma possam encurtar o caminho, a maioria acaba aprendendo do jeito tradicional.

OpenMage/Magento 1.x vs. Magento 2.x

Na minha opinião, uma das coisas mais bacanas do Magento é sua flexibilidade. E ela é amparada pela quantidade e qualidade de módulos disponíveis no mercado e pela capacidade de customização. A escolha entre OpenMage ou Magento 2.x impactam diretamente nesses dois pontos e em muitos outros.

Módulos

Quando levantamos os requisitos de uma loja, boa parte dos recursos já existem na plataforma (embora muitos não saibam), e uma outra grande parte está disponível no Marketplace da Magento ou em fornecedores de módulos. No caso do Magento 1.x, somente na segunda opção.

A tendência é que módulos para Magento 1.x fiquem cada vez mais defasados e saiam do mercado com o passar dos anos. Ao optar por continuar lá, você eventualmente precisará criar e manter seus módulos e customizações.

Customizações e desenvolvimento

Quando um módulo ou tema que queremos não está disponível ou não existe, temos a opção de desenvolvê-lo. Isso pode ser feito dentro de casa, ou terceirizando o serviço com qualquer empresa ou profissional especializado.

Se você não entende nada sobre desenvolvimento para Magento em nenhuma versão, provavelmente terá mais facilidade para criar módulos e desenvolver temas no Magento 1.x ou OpenMage. Da mesma forma, encontrar um profissional ou empresa com experiência nesta tecnologia será mais fácil e provavelmente custará menos. Pelo menos por enquanto.

Hospedagem e manutenção

Os custos com hospedagem, atualização e resolução de problemas comuns também costumam ser mais baixos na maior parte dos casos da versão antiga.

Como vimos, desenvolvimentos tendem a ser mais longos (e custosos) na nova versão do Magento, já que exigem mais tempo de aprendizado, compilações, testes, e atualizações constantes de ambiente.

Integrações no entanto, tendem a ser mais fáceis e baratas na nova versão do Magento por conta de suas APIs.

Novas tecnologias

Ao optar por começar uma loja em Magento 1.x ou OpenMage LTS, você estará usando tecnologias mais antigas, e com o suporte de uma comunidade cada vez menor.

APIs REST e GraphQl já são nativas no Magento 2.x e facilitam bastante as tarefas de integrações e uso de tecnologias de ponta no frontend.

Novos serviços, meios de pagamento, outras integrações e serviços tendem a oferecer seus módulos somente para a nova versão da plataforma. No longo prazo, isto tende a encarecer seus custos, uma vez que qualquer nova integração ou recurso precisará ser desenvolvido do zero, já que tais módulos podem não estar disponíveis pra você se ficar na versão antiga.

Qualidade dos módulos e dos desenvolvedores

Na minha opinião, o Magento 2.x elevou a qualidade dos módulos e temas disponíveis.

Com o aumento da curva de aprendizado e sua nova estrutura, módulos e temas passam a seguir um padrão melhor que no seu antecessor.

Isto sem dúvida elevou a qualidade de módulos e temas disponíveis no mercado. No Marketplace da Adobe, testes automatizados são executados em todo release de cada módulo, a fim de garantir que funcionalidades padrão não sejam quebradas em quem utilizá-lo. Além disso, módulos que não são atualizados há mais de um ano são removidos.

Performance

É possível ter excelentes resultados de performance em ambas as versões, mas isto certamente pode variar de loja pra loja e de acordo com as habilidades de quem desenvolver a loja.

Nós já vimos como montar uma loja Magento 2.x com 42 mil produtos que carrega em menos de 1 segundo. Também já vimos a comparação injusta de performance entre Magento 1 e 2, onde o primeiro se mostrou bem mais rápido.

A verdade é que, com a configuração e habilidades corretas, ambas versões podem atingir níveis excelentes de performance. Porém uma performance boa é mais fácil de ser atingida no Magento 1.x mesmo em uma hospedagem não tão boa assim e sem muito conhecimento. É importante ressaltar que o Magento 2.x também traz excelentes recursos de cache nativo, o que lhe dão muita vantagem quando bem configurado.

Conclusão

Iniciar uma loja em Magento 1.x ou continuar a utilizá-lo é algo que não deve ser feito, a não ser através do projeto OpenMage LTS. Isto porque falhas de segurança existem, e são exploradas o tempo todo em lojas desatualizadas.

Outras soluções a nível de servidor existem e também podem ser exploradas. Mas você provavelmente não precisará delas ao iniciar um projeto com OpenMage. Ao menos enquanto o projeto estiver sendo mantido com sucesso e atualizações forem disponibilizadas.

Na minha opinião, o OpenMage é uma excelente solução e atenderá com sucesso muitos lojistas que buscam/têm:

  • Solução de código aberto focada em e-commerce
  • Baixo custo de manutenção e implementação
  • Pouca ou nenhuma customização a curto e longo prazo
  • Possuem um cronograma apertado e poucos recursos
  • Podem se planejar para migrar para outra plataforma em 2025.

Note que é possível que em 2025, mesmo os lojistas que optarem por Magento 2.x também tenham que migrar para outra plataforma. Afinal, não sabemos qual será o último release de seu sucessor. Em 2025 o Magento 2 completará 10 anos.

O Magento não é para todos. Seja 1.x ou 2.x, o Magento nem sempre será a melhor plataforma para todo e-commerce.

Ao mesmo tempo que o Magento 2.x reescreveu sua história e esteja sendo cada vez mais usado em grandes lojas, ele ainda é uma solução Open Source ao alcance de qualquer pessoa. Isto é, tecnicamente falando.

A nova versão do Magento tem trazido inúmeras vantagens para lojistas e desenvolvedores a cada release, mas também afastou pequenos e médios lojistas. Sua estrutura e requisitos mínimos não agradaram a todos, e muitos optaram por plataformas open source menores ou mesmo por outras soluções.

O Magento continua a ser a maior e melhor ferramenta open source para e-commerce em vários quesitos. Especialmente pela quantidade de recursos e integrações nativas, além de uma gigante comunidade e vasta variedade de módulos e temas.

Na outra mão, o OpenMage tem se mostrado uma ótima continuação do Magento 1.x, e que continua a ser ofertado pelas mais variadas agências de desenvolvimento do país e do mundo. Ele ainda é o motor por trás de mais de 100.000 mil lojas Magento e continua a dar força a novos projetos de todos os tamanhos todos os dias. Certamente não deve ser ignorado ou esquecido como opção.

Como era esperado, o Magento 2.x tem crescido mais forte que seu antecessor e recebido mais apoio e investimentos de sua comunidade, e claro, da própria Adobe. Por isso, é esperado que cada vez mais tenhamos desenvolvedores e agências entregando lojas na nova versão com maior qualidade, mais recursos, e em menor tempo. Parte disso acontece graças a novas ferramentas, módulos e temas que surgem a cada dia.

Ao mesmo passo, é esperado que tenhamos cada vez menos novidades no antigo Magento.

Tudo isso não faz dele uma solução inadequada para todos os tipos de e-commerce. Acredito que ainda haja espaço e projetos onde o OpenMage será uma solução melhor e mais adequada. Especialmente nos cenários que mostrei acima.

E você? O que acha disso tudo?

Conta pra gente o que você anda aprontando com a sua versão do Magento nos comentários.

Ah! Quer ver como ficou a loja de demonstração que fiz com OpenMage? Clique para ver ela com checkout nativo, FireCheckout ou OneStepCheckout. Ela é reiniciada a cada 6 horas. Fique à vontade para brincar e testar.

Links úteis

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/para-magenteiros/magento1-ainda-eh-boa-opcao/"]