Cursos Magento

Ganhando Dinheiro com Magento – Um guia rápido

,

Publicado em 27 de setembro de 2022

Uma dúvida que recebo frequentemente é sobre o mercado de trabalho no mundo Magento. São desenvolvedores e curiosos de outras plataformas e linguagens que veem oportunidades no nosso segmento e frequentemente me questionam a respeito.

De fato há muitas oportunidades do universo Magento, e com isso várias formas de se ganhar dinheiro e crescer como profissional ou empresa neste segmento.

Neste rápido guia, eu conto algumas das formas de obter sucesso financeiro e pessoal de formas diferentes com Magento (ou não).

Esta é uma visão simples de tudo o que vi ao longo de 10+ anos no mundo Magento trabalhando como desenvolvedor, arquiteto de solução, freelance, empresário, professor, e em tantas outras frentes que vi e vivi neste mercado.

Arrumando um emprego

Para aqueles que buscam um trabalho “normal” as oportunidades são boas e fáceis de encontrar. Sites de emprego são a principal forma de se conseguir este tipo de trabalho.

Você pode optar por trabalhar em uma agência e lidar com diferentes cenários e segmentos, ou trabalhar em alguma empresa que tenha implementado Magento e tenha seu próprio time de desenvolvimento. Eu particularmente, gosto mais da primeira opção.

Onde encontrar

Ao trabalhar com desenvolvimento Magento, você eventualmente terá um perfil no StackOverflow, Github e LinkedIn.

Somados à certificações Magento que você pode obter, construir um bom perfil nestas redes sociais lhe farão ter oportunidades de trabalho na sua caixa de entrada quase diariamente.

Ter sucesso financeiro como empregado estará ligado a muitos fatores. Entre eles eu destacaria:

  • sua habilidade de gerar um caixa positivo para empresa que lhe contratou (o que você produz vs. o que você ganha)
  • sua habilidade em resolver problemas
  • ser produtivo(a)
  • estar sempre antenado(a) em novas tecnologias
  • investir em novos treinamentos e conhecimentos (e não esperar que a empresa o faça por você)
  • investir em ferramentas e equipamentos que lhe ajudem a entregar mais em menos tempo (e não esperar que a empresa o faça por você)
  • estar sempre de olho em outras oportunidades do mercado
  • ser profissional e ter inteligência emocional
Acorde. Bote pra quebrar. Seja gentil. Repita.
Photo by Chris Curry on Unsplash

Trabalhando como freelancer

Ideal para quem não quer ter vínculo com uma empresa, ou deseja começar a montar sua própria empresa de consultoria.

Este tipo de trabalho geralmente não possui vínculo empregatício ou contrato, e seu poder de conquistar novos clientes está atrelado ao preço colocado em seu trabalho, avaliações públicas de clientes anteriores, certificações Magento, e portfólio. Isto é válido especialmente para freelances que recebem e fazem trabalhos em sites especializados.

Trabalhando como desenvolvedor(a) freelance Magento você ajudará lojas (geralmente) menores e que buscam profissionais para:

  • resolver problemas específicos
  • criar customizações pontuais (módulos)
  • realizar atualizações de segurança
  • integrações
  • realizar customizações visuais
  • corrigir problemas emergenciais (apagar incêndios)
  • instalar e corrigir módulos de terceiros
  • migrar versões e plataformas
  • consultorias
  • marketing digital

Como desenvolvedor freelance você construirá sua reputação e pode, eventualmente alcançar melhores ganhos que com um trabalho formal.

No entanto, a gestão de tempo, foco, e capacidade produtiva estão diretamente ligadas ao seu sucesso nesta modalidade.

Onde encontrar oportunidades

Oportunidades de negócio

Esta é provavelmente a maior categoria de oportunidades disponível no mundo Magento e pode ser trabalhada em conjunto com as formas apresentadas acima.

Após pouco tempo trabalhando no mundo Magento você percebe que existem diversas necessidades e carências básicas que precisam ser preenchidas.

Essas necessidades podem ser transformadas em produtos ou serviços e oferecidos por você.

Os mais comuns são:

Criando Módulos

Você pode criar módulos que resolvem problemas específicos e disponibilizá-los no Marketplace da Adobe.

Seus módulos também podem exigir uma taxa de assinatura (cobrado e gerenciado pelo marketplace, ou não), de forma a garantir um rendimento recorrente.

Outra forma de ganhar dinheiro com módulos é através de parcerias. Isto é, desenvolvendo módulos para empresas que ofereçam serviços de frete, pagamentos, ERP’s, etc, e compartilhar os lucros de quem o utilizar.

Ao pensar em módulos, busque atender à alguma necessidade global. Isto é, busque resolver um problema que todos os lojistas Magento encontrem, não apenas os do Brasil.

Participar de grupos de discussão é uma boa forma de coletar necessidades dos usuários e ver o que o mercado pede com maior frequência.

Criando Temas

Se você gosta de desenvolvimento front end, a criação de temas é algo bem popular e pode trazer bons ganhos se for feito de forma correta e dentro dos padrões.

Criar temas usando tecnologias novas e diferentes, como React ou Vue pode ser um grande diferencial.

Outra opção é a criação de temas para segmentos específicos (ex: tema para lojas de móveis), com recursos específicos para este segmento.

Para atingir um mercado global, você pode publicar seus temas em marketplaces como o da Adobe, ThemeForest, entre outros.

Criando serviços

A criação de serviços ou micro serviços é algo que vem se popularizando cada vez mais. Trata-se da criação de uma ou mais APIs para resolver problemas pontuais. Isto é aplicado não apenas à Magento ou a e-commerce, mas pode ser usado em qualquer segmento.

Veja alguns exemplos:

  • Serviço de conversão de moedas
  • Cotação de fretes
  • Integração com marketplaces
  • Redimensionamento de imagens
  • Gerenciador de sitemaps
  • Envio de e-mail
  • Pagamentos
  • Autocompletar de endereço e CEP
  • Envio de SMS pra acompanhamento de frete ou login

A lista é grande, e ao trabalhar com e-commerce você logo encontrará outras oportunidades.

Nesta modalidade você (tipicamente) cobra uma mensalidade, ou valor por créditos/requisições e oferece um webservice ou módulo que resolve um problema específico.

O Google é um dos que descobriu cedo este mercado e hoje disponibiliza centenas de APIs para resolver os mais diversos problemas e necessidades.

Você não precisa ser grande como o Google para criar uma API e começar a vender a solução para um problema específico.

Lembre-se também que toda loja Magento possui uma série de APIs que você pode usar na criação de um serviço focado em lojas Magento.

Conclusão

Se você é um desenvolvedor(a), ao começar a trabalhar com e-commerce Magento (ou não), logo perceberá muitas oportunidades pouco exploradas por aí.

Aprender Magento com cursos especializados lhe encurtarão significativamente o caminho para explorar estas e outras oportunidades.

Por ter uma curva de aprendizado elevada, o mercado tem cada vez mais reconhecido os profissionais Magento mundo afora. Especialmente após o lançamento do Magento 2.0 em 2015 e sua popularização em 2018, o que elevou o nível de entrada de desenvolvedores na plataforma.

Outro ponto que não mencionei no artigo são as oportunidades internacionais. Se você tem familiaridade com Inglês ou outra língua estrangeira, suas oportunidades de ganho são ainda maiores.

Com o Real desvalorizado, muitas empresas de fora têm buscado no Brasil bons desenvolvedores para integrar seus times. São oportunidades de trabalho remoto ou presencial que pagam a partir de R$20 mil/mês para desenvolvedores de nível médio (exemplos) e que tenham facilidade em se comunicar em outros idiomas como o Inglês.

E você? Já trabalha com Magento? Que oportunidades enxergou no mercado? Conta pra gente nos comentários.

Últimos posts por Ricardo Martins (exibir todos)
Assuntos: | |
Comentários

Deixe seu comentário

[fbcomments url="https://www.magenteiro.com/blog/magento-2/ganhando-dinheiro-com-magento-guia-rapido/"]